A escola de ballet de ponta cabeça

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCunha, Vianna, José Antonio Marluce Fabíola Coelho da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-22T15:07:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-22T15:07:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-
identificador: dc.identifier.otherA escola de ballet de ponta cabeçapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744764-
Resumo: dc.description.abstractO presente material é parte da pesquisa de dissertação apresentada pelos autores ao Programa de Pós Graduação de Ensino em Educação Básica do Instituto de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, PPGEB/CAp-UERJ, intitulada Inclusão Social e Ballet Clássico: um estudo de caso sobre a percepção dos atores sociais de um Clube Escolar no município do Rio de Janeiro. O ballet clássico é conteúdo programático na Base Nacional Comum Curricular das disciplinas de Educação Física e Artes. Além disso é ensinado em diferentes Projetos de Inclusão Social que se utilizam do esporte e das artes com a perspectiva da inclusão dos sujeitos em vulnerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro. Por isso este material de apoio didático busca auxiliar estes professores no tratamento desse tema de forma crítica e reflexiva, abordando temas polêmicos presentes na sociedade brasileira e também no universo do ballet como, as questões de gênero; a inclusão de pessoas com deficiências; a imposição de padrões corporais; a competição e o racismo, sob o olhar da valorização das diversidades. Destinado aos professores do 5º, 6º e 7º ano do ensino fundamental, está organizado em uma unidade didática de 8 aulas, sendo a última a avaliação. Cada aula é baseada em uma história, onde personagens infanto juvenis, vivenciam os problemas no cotidiano de uma oficina de ballet clássico. As sugestões de uso possuem atividades práticas, links de músicas e vídeos para o aprofundamento, exemplos de imagens de obras de arte a serem exploradas e um roteiro de culminância escolar inspirada nas histórias do livro. Apesar do produto ser voltado para os professores da educação formal, é perfeitamente adaptável por qualquer professor de ballet clássico das escolas de dança públicas, privadas ou de Projetos de Inclusão Social. Este produto é relevante por diminuir a lacuna de material didático, fornecendo subsídios e estimulando os professores na abordagem do tema na perspectiva da transformação social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,92 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBallet clássicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectValorizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade.pt_BR
Título: dc.titleA escola de ballet de ponta cabeçapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação de Ensino em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa de Dissertação - Produto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons