Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lobo, Vianna, José Antonio Ana Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-22T14:50:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-22T14:50:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional QUESTIONÁRIO BULLYING NA ESCOLA A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744726 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional desenvolvido foi um instrumento de medida (questionário) sobre a percepção dos professores sobre o bullying na escola. De acordo com Coluci et al (2015) um questionário é parte integrante da avaliação em saúde e pesquisas, sendo significativos nas decisões sobre intervenções e na formulação de programas de saúde e de políticas institucionais. Tais pesquisadores ainda destacam que o desenvolvimento desse instrumento de avaliação só é útil quando é capaz de apresentar resultados cientificamente relevantes. E, para que isso aconteça as propriedades psicométricas precisam ser boas. Ao considerar que a validade de um instrumento se dá quando sua construção e aplicabilidade permitem a fiel mensuração do que se pretende mensurar, ou seja, se o conteúdo de um instrumento analisa de forma efetiva, os requisitos para mensurar os fenômenos a serem investigados, o processo de construção e as técnicas utilizadas para o desenvolvimento desse instrumento de avaliação constaram de etapas métodos padronizados conforme explicitado por Coluci et al (2015). O comitê de avaliação foi composto por 8 juízes, 6 mulheres e 2 homens especialistas e pesquisadores na área de conhecimento do instrumento e com ampla experiência em docência, asseguraram a validade de conteúdo do “Questionário bullying na escola: a percepção dos professores”, como um instrumento que pode ser utilizado em pesquisas sobre este fenômeno. No pré-teste, os 35 professores na educação básica afirmaram que o instrumento é claro, abrangente, adequado e representativo, o que assegura que o instrumento é valido para aplicação no ambiente escolar. Assim, consideramos que o “Questionário bullying na escola: a percepção dos professores”, pode ser uma ferramenta, um guia importante para fornecer informações para a tomada de decisão de gestores e interventores na escola. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 158 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Bullying | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Questionário | pt_BR |
Título: dc.title | QUESTIONÁRIO BULLYING NA ESCOLA: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa de Dissertação - Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons