QUESTIONÁRIO BULLYING NA ESCOLA: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLobo, Vianna, José Antonio Ana Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-22T14:50:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-22T14:50:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional QUESTIONÁRIO BULLYING NA ESCOLA A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744726-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional desenvolvido foi um instrumento de medida (questionário) sobre a percepção dos professores sobre o bullying na escola. De acordo com Coluci et al (2015) um questionário é parte integrante da avaliação em saúde e pesquisas, sendo significativos nas decisões sobre intervenções e na formulação de programas de saúde e de políticas institucionais. Tais pesquisadores ainda destacam que o desenvolvimento desse instrumento de avaliação só é útil quando é capaz de apresentar resultados cientificamente relevantes. E, para que isso aconteça as propriedades psicométricas precisam ser boas. Ao considerar que a validade de um instrumento se dá quando sua construção e aplicabilidade permitem a fiel mensuração do que se pretende mensurar, ou seja, se o conteúdo de um instrumento analisa de forma efetiva, os requisitos para mensurar os fenômenos a serem investigados, o processo de construção e as técnicas utilizadas para o desenvolvimento desse instrumento de avaliação constaram de etapas métodos padronizados conforme explicitado por Coluci et al (2015). O comitê de avaliação foi composto por 8 juízes, 6 mulheres e 2 homens especialistas e pesquisadores na área de conhecimento do instrumento e com ampla experiência em docência, asseguraram a validade de conteúdo do “Questionário bullying na escola: a percepção dos professores”, como um instrumento que pode ser utilizado em pesquisas sobre este fenômeno. No pré-teste, os 35 professores na educação básica afirmaram que o instrumento é claro, abrangente, adequado e representativo, o que assegura que o instrumento é valido para aplicação no ambiente escolar. Assim, consideramos que o “Questionário bullying na escola: a percepção dos professores”, pode ser uma ferramenta, um guia importante para fornecer informações para a tomada de decisão de gestores e interventores na escola.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent158 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBullyingpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPercepçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuestionáriopt_BR
Título: dc.titleQUESTIONÁRIO BULLYING NA ESCOLA: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação de Ensino em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa de Dissertação - Produto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons