Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | AZEREDO, ELIAS FREIRE DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MACEDO, Suzana da Hora | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-22T14:28:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-22T14:28:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O USO DE SIMULADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CURSOS TÉCNICOS EM ELETROTÉCNICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744725 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta Sequência Didática – SD - consiste no produto final da pesquisa cujo objetivo fundamental foi investigar o uso dos simuladores de circuitos elétricos no processo de ensino e aprendizagem de circuitos elétricos de corrente contínua, no curso técnico de Eletrotécnica, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. A SD é formada por um conjunto de atividades que utilizam o simulador Falstad como ferramenta para análise de circuitos elétricos com mais de uma fonte. Desenvolvida para funcionar como suporte nas aulas referentes ao assunto supracitado, tem suporte nos pressupostos teóricos de David P. Ausubel com a Teoria da Aprendizagem Significativa, adotando-se para o processo educativo o percurso aprendizagem, ensino e avaliação. O produto educacional visa contribuir para reduzir as dificuldades de aprendizagem em circuitos elétricos, que têm despertado o interesse de pesquisadores nos últimos anos. Uma Sequência Didática fundamentada no uso do simulador de circuitos elétricos associado à resolução de problemas para desenvolver nos alunos capacidades e competências que no futuro lhes permitam enfrentar, autonomamente, os problemas do cotidiano da profissão de eletrotécnico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 59 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | simuladores de circuitos elétricos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | circuitos elétricos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O USO DE SIMULADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CURSOS TÉCNICOS EM ELETROTÉCNICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa em dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O USO DE SIMULADORES.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744725/2/SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O USO DE SIMULADORES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons