SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O USO DE SIMULADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CURSOS TÉCNICOS EM ELETROTÉCNICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAZEREDO, ELIAS FREIRE DE-
Autor(es): dc.contributor.authorMACEDO, Suzana da Hora-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-22T14:28:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-22T14:28:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-20-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O USO DE SIMULADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CURSOS TÉCNICOS EM ELETROTÉCNICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744725-
Resumo: dc.description.abstractEsta Sequência Didática – SD - consiste no produto final da pesquisa cujo objetivo fundamental foi investigar o uso dos simuladores de circuitos elétricos no processo de ensino e aprendizagem de circuitos elétricos de corrente contínua, no curso técnico de Eletrotécnica, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. A SD é formada por um conjunto de atividades que utilizam o simulador Falstad como ferramenta para análise de circuitos elétricos com mais de uma fonte. Desenvolvida para funcionar como suporte nas aulas referentes ao assunto supracitado, tem suporte nos pressupostos teóricos de David P. Ausubel com a Teoria da Aprendizagem Significativa, adotando-se para o processo educativo o percurso aprendizagem, ensino e avaliação. O produto educacional visa contribuir para reduzir as dificuldades de aprendizagem em circuitos elétricos, que têm despertado o interesse de pesquisadores nos últimos anos. Uma Sequência Didática fundamentada no uso do simulador de circuitos elétricos associado à resolução de problemas para desenvolver nos alunos capacidades e competências que no futuro lhes permitam enfrentar, autonomamente, os problemas do cotidiano da profissão de eletrotécnico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent59 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsimuladores de circuitos elétricospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcircuitos elétricospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O USO DE SIMULADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CURSOS TÉCNICOS EM ELETROTÉCNICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologiaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa em dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons