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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIARP - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bechtold, Ivan | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bonin, Joel Cezar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-21T23:31:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-21T23:31:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional_Ivan | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744722 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta como temática principal o uso da música como uma estratégia de ensinagem para motivar o aprendizado de língua inglesa, além de tratar da problematização da aprendizagem do idioma inglês. Nesse contexto, o trabalho aqui apresentado visou demonstrar que a música, além de ensinar, ajuda o professor a aproximar o aluno da língua-alvo e revela que a língua inglesa não está tão distante da realidade dos estudantes. Portanto, a pergunta norteadora deste trabalho foi a seguinte: de que modo é possível abordar um ensino de qualidade no componente curricular de língua inglesa, usando a música como uma estratégia de ensinagem para inspirar o aluno a aprender a falar inglês? À luz de tais questionamentos, o presente estudo possui o objetivo geral de apresentar a música como estratégia no processo de ensinagem da língua inglesa. Quanto à metodologia, tratou-se de uma pesquisa-ação, exploratória, qualitativa, com estudo bibliográfico. Assim, para a consecução do objetivo proposto, esta pesquisa apresentou uma compilação dos pressupostos epistemológicos acerca da motivação, da ensinagem e de estratégias de ensino, já socializadas pelos seguintes autores: Brewer (1995), Gobbi (2001), Dornyei (2001, 2011), Morin (2009, 2011), Sanches (2018), Vygotsky (1993), Freire (1996), Gusmão (2017), Gonçalves (2019) Alves e Anastasiou (2004), bem como outros autores que ressaltam a importância da música e a necessidade de o aluno se “sentir provocado” para o aprendizado. Quanto aos resultados deste estudo, observa-se que as estratégias utilizadas podem ser replicadas por outros professores, no intuito de fomentar a ensinagem deste componente curricular tão relevante. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Música | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensinagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação | pt_BR |
Título: dc.title | PROPOSTA DO USO DE MÚSICA COMO ESTRATÉGIA MOTIVACIONAL NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE LÍNGUA INGLESA: Planejamento para o 9° ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPGEB - Programa de Pós-graduação em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Seminário de Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Produto educacional_Ivan.pdf | 4,85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744722/2/Produto educacional_Ivan.pdfDownload |
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