PROPOSTA DO USO DE MÚSICA COMO ESTRATÉGIA MOTIVACIONAL NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE LÍNGUA INGLESA: Planejamento para o 9° ano do Ensino Fundamental

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Autor(es): dc.contributorUNIARP - Universidade Alto Vale do Rio do Peixept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBechtold, Ivan-
Autor(es): dc.contributor.authorBonin, Joel Cezar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-21T23:31:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-21T23:31:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-21-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional_Ivanpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744722-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta como temática principal o uso da música como uma estratégia de ensinagem para motivar o aprendizado de língua inglesa, além de tratar da problematização da aprendizagem do idioma inglês. Nesse contexto, o trabalho aqui apresentado visou demonstrar que a música, além de ensinar, ajuda o professor a aproximar o aluno da língua-alvo e revela que a língua inglesa não está tão distante da realidade dos estudantes. Portanto, a pergunta norteadora deste trabalho foi a seguinte: de que modo é possível abordar um ensino de qualidade no componente curricular de língua inglesa, usando a música como uma estratégia de ensinagem para inspirar o aluno a aprender a falar inglês? À luz de tais questionamentos, o presente estudo possui o objetivo geral de apresentar a música como estratégia no processo de ensinagem da língua inglesa. Quanto à metodologia, tratou-se de uma pesquisa-ação, exploratória, qualitativa, com estudo bibliográfico. Assim, para a consecução do objetivo proposto, esta pesquisa apresentou uma compilação dos pressupostos epistemológicos acerca da motivação, da ensinagem e de estratégias de ensino, já socializadas pelos seguintes autores: Brewer (1995), Gobbi (2001), Dornyei (2001, 2011), Morin (2009, 2011), Sanches (2018), Vygotsky (1993), Freire (1996), Gusmão (2017), Gonçalves (2019) Alves e Anastasiou (2004), bem como outros autores que ressaltam a importância da música e a necessidade de o aluno se “sentir provocado” para o aprendizado. Quanto aos resultados deste estudo, observa-se que as estratégias utilizadas podem ser replicadas por outros professores, no intuito de fomentar a ensinagem deste componente curricular tão relevante.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectMúsicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMotivaçãopt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA DO USO DE MÚSICA COMO ESTRATÉGIA MOTIVACIONAL NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE LÍNGUA INGLESA: Planejamento para o 9° ano do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGEB - Programa de Pós-graduação em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSeminário de Dissertaçãopt_BR
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