Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL BAIANO CAMPUS CATU | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DOS SANTOS, ELIDINEIDE MARIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-19T13:54:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-19T13:54:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação ProfEPT_IFBAIANO Elidineide - revisado.docx | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744640 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) é uma modalidade de ensino que reúne a formação propedêutica à formação técnica e tecnológica para jovens e adultos brasileiros. Diante do exposto, é preciso considerar que esta população possui muitas especificidades e que a preparação e o desenvolvimento de materiais didáticos para atuar junto a eles exigem atenção quanto às suas necessidades. Neste cenário, tomando como parte do objeto o ensino de História, a presente pesquisa teve por objetivo geral compreender a maneira como uma Sequência Didática (SD) pode contribuir para os processos de ensino de História no PROEJA. A metodologia assumida foi do tipo Pesquisa Bibliográfica e buscou dissertações sobre o ensino deste componente curricular na plataforma digital do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História. Após a limpeza/filtro dos dados, apenas sete dissertações possuíam os critérios de inclusão no estudo. Nas Considerações Finais há o apontamento da ausência de estudos sobre o PROEJA, o necessário reconhecimento desta modalidade de ensino para a formação da população brasileira, e a apresentação da SD desenvolvida para atender as necessidades do ensino de História para estes alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 612 kb | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | NA COZINHA TAMBÉM SE ENSINA E APRENDE HISTÓRIAS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO CURSO TÉCNICO EM GASTRONOMIA (PROEJA) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação ProfEPT_IFBAIANO Elidineide - revisado.docx.pdf | 609,37 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744640/2/Dissertação ProfEPT_IFBAIANO Elidineide - revisado.docx.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons