Educação, inclusão, diversidade: entre vulnerabilidades e garantia de direitos (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorPAOLIELLO, SILBENE ROSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-19T07:55:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-19T07:55:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-06-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744610-
Resumo: dc.description.abstractA ação pedagógica em contextos, formais ou não, é intencional, sempre. O movimento que abarca a relação entre os seres humanos neste processo de ensino e aprendizagem tem direção, sentido e envolve a transformação. O quão estrutural é esta transformação, eis o elemento que se busca investigar neste dossiê temático, no qual pesquisadores de diversos programas de pósgraduação Stricto Sensu do Brasil nas áreas da Arte, da Educação, do Ensino, da Comunicação e da História convergem os olhares sobre as oportunidades de inserção, inclusão, permanência e êxito, de estudantes das mais diferentes condições em diversas modalidades e níveis de ensino. Desenvolver uma cultura de paz, um ambiente favorável, que permita a convivência com o diferente e permita, previna e contribua para a garantia do direito e acesso à educação a todos, todas e todes sem distinção; eis a intencionalidade dos estudos que aqui se apresentam. A inclusão de mulheres na modalidade PROEJA, as especificidades do EJA, a educação profissional e tecnológica, a inclusão de alunos cegos, de baixa visão e surdos, o problema da violência escolar, o bullying, cyberbullying, a insubordinação criativa, o racismo, as questões étnico-raciais relativas à cultura afro-brasileiras e indígenas, gordofobia, homofobia, os Direitos Humanos, a migração Boliviana, as comunidades carentes e os desafios de combate à fome, a formação de jovens pesquisadores, o acesso à ciência, tecnologia e trabalho, competências socioemocionais, pandemia da Covid-19, o direito à educação, o protagonismo jovem, a formação humana integral, a cultura de paz, o uso e acesso às novas tecnologias digitais de comunicação e informação, dentre outros temas, ilustram a proposta.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
Título: dc.titleEducação, inclusão, diversidade: entre vulnerabilidades e garantia de direitos (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais