
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | PAOLIELLO, SILBENE ROSA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-19T07:55:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-19T07:55:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-06 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744610 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A ação pedagógica em contextos, formais ou não, é intencional, sempre. O movimento que abarca a relação entre os seres humanos neste processo de ensino e aprendizagem tem direção, sentido e envolve a transformação. O quão estrutural é esta transformação, eis o elemento que se busca investigar neste dossiê temático, no qual pesquisadores de diversos programas de pósgraduação Stricto Sensu do Brasil nas áreas da Arte, da Educação, do Ensino, da Comunicação e da História convergem os olhares sobre as oportunidades de inserção, inclusão, permanência e êxito, de estudantes das mais diferentes condições em diversas modalidades e níveis de ensino. Desenvolver uma cultura de paz, um ambiente favorável, que permita a convivência com o diferente e permita, previna e contribua para a garantia do direito e acesso à educação a todos, todas e todes sem distinção; eis a intencionalidade dos estudos que aqui se apresentam. A inclusão de mulheres na modalidade PROEJA, as especificidades do EJA, a educação profissional e tecnológica, a inclusão de alunos cegos, de baixa visão e surdos, o problema da violência escolar, o bullying, cyberbullying, a insubordinação criativa, o racismo, as questões étnico-raciais relativas à cultura afro-brasileiras e indígenas, gordofobia, homofobia, os Direitos Humanos, a migração Boliviana, as comunidades carentes e os desafios de combate à fome, a formação de jovens pesquisadores, o acesso à ciência, tecnologia e trabalho, competências socioemocionais, pandemia da Covid-19, o direito à educação, o protagonismo jovem, a formação humana integral, a cultura de paz, o uso e acesso às novas tecnologias digitais de comunicação e informação, dentre outros temas, ilustram a proposta. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | pt_BR |
| Título: dc.title | Educação, inclusão, diversidade: entre vulnerabilidades e garantia de direitos (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: