A Educação Permanente em saúde como ferramenta no manejo dos cuidados paliativos para enfermagem

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminense - UFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSoares Cútalo, Nilceia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-19T00:55:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-19T00:55:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-18-
identificador: dc.identifier.otherDEFESAPESQUISA_NILCEIASOARESCUTALOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744566-
Resumo: dc.description.abstractO aumento da expectativa de vida da população revelou a necessidade de incluir os cuidados paliativos na assistência integral à saúde, sobretudo, nos programas de idosos e naqueles voltados a doenças crônicas degenerativas como as demências, a doença de Parkinson, a insuficiência cardíaca, renal e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), além de doenças oncológicas. O crescente aumento da demanda coloca a necessidade de qualificação dos profissionais da saúde sobre cuidados paliativos e a Educação Permanente em Saúde (EPS) surge como uma ferramenta de aprendizagem significativa e constante. Sabendo que os cuidados paliativos são abordagens que visam ao atendimento e ao diagnóstico precoce, bem como à diminuição da dor e do sofrimento para a melhoria da qualidade de vida de pessoas acometidas por doenças crônicas e seus familiares. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo geral identificar o conhecimento existente nos cuidados paliativos das profissionais de Enfermagem do setor onco-hematológico de um hospital localizado no estado do Rio de Janeiro.Para que tal objetivo pudesse ser alcançado, realizou-se rodas de conversa. A realização dessas atividades teve o intuito de identificar o conhecimento da equipe local quanto aos cuidados ofertados, buscar uma forma de aprendizagem significativa com vistas à transformação da prática cotidiana da equipe de enfermagem onco-hematológica e selecionar áreas temáticas por meio do material recolhido nas dinâmicas propostas. Resultados: Foram realizadas rodas de conversa, com a participação de 5 (cinco) equipes e 13 (treze) trabalhadoras (es). Todas (os) da equipe de enfermagem, diante do critério de inclusão adotado. A análise aponta que as rodas de conversa foram motriz e produziram intervenção nas (os) participantes, diante da escuta intensiva e interessada, além de instigar a construção de espaços coletivos de problematização na realização das “práticas e potencializar a produção de um novo pensar/fazer” no cotidiano.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,22MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCuidados paliativos; Educação continuada; Enfermagem; Oncologia; Onco-hematologia.pt_BR
Título: dc.titleA Educação Permanente em saúde como ferramenta no manejo dos cuidados paliativos para enfermagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Ensino na Saúde - MPESpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFormação de Docentes para o SUSpt_BR
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