DEBATES TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO

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Autor(es): dc.contributor.authorMEDEIROS (ORG), JARLES LOPES DE-
Autor(es): dc.contributor.authorNOVAES (ORG), MARCOS ADRIANO BARBOSA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-18T16:54:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-18T16:54:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744561-
Resumo: dc.description.abstractNa história da humanidade, a educação é um elemento complexo e com manifestação de sentido como sua prática social, nisso ela conduz vertentes de enfrentamentos e esclarecimentos do que o ser humano julga ser necessário para o momento ou período em questão. Sendo assim, é a partir dessa compreensão que as discussões fluem no espaço e dimensão que envolvem o meio acadêmico, representam a confluência das preocupações da sociedade e a cientificidade, como vínculo que permite estabelecer o conhecimento que corporifica o “protagonista” de ação e atividade essencialmente humana. O conhecimento é, na esfera da educação, o que pode implicar no cerne da reflexão, bem como na ação do ensinar, aprender e interagir com as diversas formas de saberes sistematizados ou acumulados pela sociedade. Nesse entendimento, estamos tratando dos paradigmas e modelos educacionais que podem estar sendo reproduzidos ou contestados, configurando no questionamento de vertentes que podem identificar a qualidade e melhoria da educação na ótica dos resultados, representam a aplicação da estratégia pedagógica e metodológica na prática e/ou atividade educativa utilizada. Assim, o conjunto das atuações educativas faz com que o conhecimento se torne uma contínua pauta sinalizadora para reflexão e pensamento situacional do que temos a desenvolver na educação e, consequente, que requeremos da sociedade atual. A ideia dos aspectos supramencionados possui um papel crucial, deriva-se na implementação dos processos dialógicos nas pesquisas educacionais como resultados satisfatórios do panorama educacional, fortalece a percepção da contribuição de ideias de diversos atores sociais transmitindo em sua atuação a pertença de cunho social, inerente e contributiva para o seu desenvolvimento e evolução da educação. Portanto, o futuro da humanidade, sociedade e natureza não está restrito à atividade educativa por meio do homem, cujo pensamento e ação contemple apenas as discussões e conhecimentos em sentido disciplinar linear. Atualmente, a vastidão em que se apresenta o campo da prática social é designada à educação como propulsionadora para exigir que a sociedade se (re)abasteça e (re)formule, como atividade contínua, o seu pensar e conceber a realidade, ou seja, quero dizer que, nessa discussão da obra, a educação e o fazer a partir dela determina um diálogo e debate consciente, real e transdisciplinar como caminho possível para privilegiarmos a melhor compreensão para a construção do conhecimento.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleDEBATES TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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