Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | MEDEIROS (ORG), JARLES LOPES DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NOVAES (ORG), MARCOS ADRIANO BARBOSA DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-18T16:54:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-18T16:54:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744561 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na história da humanidade, a educação é um elemento complexo e com manifestação de sentido como sua prática social, nisso ela conduz vertentes de enfrentamentos e esclarecimentos do que o ser humano julga ser necessário para o momento ou período em questão. Sendo assim, é a partir dessa compreensão que as discussões fluem no espaço e dimensão que envolvem o meio acadêmico, representam a confluência das preocupações da sociedade e a cientificidade, como vínculo que permite estabelecer o conhecimento que corporifica o “protagonista” de ação e atividade essencialmente humana. O conhecimento é, na esfera da educação, o que pode implicar no cerne da reflexão, bem como na ação do ensinar, aprender e interagir com as diversas formas de saberes sistematizados ou acumulados pela sociedade. Nesse entendimento, estamos tratando dos paradigmas e modelos educacionais que podem estar sendo reproduzidos ou contestados, configurando no questionamento de vertentes que podem identificar a qualidade e melhoria da educação na ótica dos resultados, representam a aplicação da estratégia pedagógica e metodológica na prática e/ou atividade educativa utilizada. Assim, o conjunto das atuações educativas faz com que o conhecimento se torne uma contínua pauta sinalizadora para reflexão e pensamento situacional do que temos a desenvolver na educação e, consequente, que requeremos da sociedade atual. A ideia dos aspectos supramencionados possui um papel crucial, deriva-se na implementação dos processos dialógicos nas pesquisas educacionais como resultados satisfatórios do panorama educacional, fortalece a percepção da contribuição de ideias de diversos atores sociais transmitindo em sua atuação a pertença de cunho social, inerente e contributiva para o seu desenvolvimento e evolução da educação. Portanto, o futuro da humanidade, sociedade e natureza não está restrito à atividade educativa por meio do homem, cujo pensamento e ação contemple apenas as discussões e conhecimentos em sentido disciplinar linear. Atualmente, a vastidão em que se apresenta o campo da prática social é designada à educação como propulsionadora para exigir que a sociedade se (re)abasteça e (re)formule, como atividade contínua, o seu pensar e conceber a realidade, ou seja, quero dizer que, nessa discussão da obra, a educação e o fazer a partir dela determina um diálogo e debate consciente, real e transdisciplinar como caminho possível para privilegiarmos a melhor compreensão para a construção do conhecimento. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | DEBATES TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DEBATES TRANSDISCIPLINARES EM EDUCACAO.pdf | 4,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744561/2/DEBATES TRANSDISCIPLINARES EM EDUCACAO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons