DUA - Desenho Universal para a Aprendizagem: ensino para a diversidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Catarinense - IFC Campus Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorColdebella, Eliana Gaspodini-
Autor(es): dc.contributor.authorDutra, Jorge da Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-18T14:09:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-18T14:09:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-
identificador: dc.identifier.otherE-book: DUA - Desenho Universal para a Aprendizagem: ensino para a diversidadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744558-
Resumo: dc.description.abstractO presente Produto Educacional – PE é resultado do projeto de pesquisa, que se tornou a dissertação de Mestrado intitulada “A percepção docente sobre o processo de inclusão educacional no Cursos Técnicos Integrado do Instituto Federal Catarinense – Campus Blumenau”, desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, na Instituição Associada Instituto Federal Catarinense - IFC Campus Blumenau, Santa Catarina. O PE é um E-book e é destinado ao nível de ensino do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional e Tecnológica. O público alvo são os Professores dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFC Campus Blumenau. O PE apresenta em sua organização inicial a descrição de determinados conceitos, nomenclaturas e legislações referentes ao tema Inclusão Educacional de alunos Público-Alvo da Educação Especial - PAEE e em um segundo momento, apresenta o Desenho Universal para a Aprendizagem – DUA como uma possibilidade de estratégia de ensino para ser utilizada pelos professores. A aplicação e avaliação do e-book ocorreu por meio eletrônico, com Professores e Técnicos dos Cursos Técnicos de Informática e Eletromecânica Integrados ao Ensino Médio do IFC Campus Blumenau. A validação do PE ocorreu no dia da defesa de Mestrado. Por fim, o PE tem como finalidade Auxiliar os professores no processo de Inclusão Educacional de alunos PAEE.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent70 páginas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação para a diversidadept_BR
Título: dc.titleDUA - Desenho Universal para a Aprendizagem: ensino para a diversidadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons