Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Vale do São Francisco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Tayronne de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Duarte, Francisco Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-17T13:56:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-17T13:56:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Curso de Formação em Educação Ambiental e Sustentabilidade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744485 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Curso de Formação e Capacitação em Educação Ambiental e Sustentabilidade, apresentado como Produto Técnico e Tecnológico e parte da Tese de doutorado de Tayronne de Almeida Rodrigues, propõe um programa inovador voltado para a formação e capacitação de grupos pedagógicos em Educação Ambiental e Sustentabilidade (EAS). Esta iniciativa busca aprimorar as práticas docentes, especialmente no Ensino Médio, com foco na aprendizagem significativa em EAS, refletindo uma necessidade de reconhecimento dos desafios e obstáculos que afetam a eficácia do processo educacional nesta área. O curso é concebido para gestores e professores, sendo fundamentado na interdisciplinaridade e na aplicação de metodologias ativas, visando à construção de um conhecimento aplicável que responda às demandas contemporâneas por uma convivência sustentável. Com uma carga horária de 60 horas, o programa é estruturado em cinco unidades que abordam desde a introdução ao conceito e gestão de EAS até a avaliação e a participação comunitária, enfatizando a integração da Educação Ambiental e Sustentabilidade no currículo escolar, no Projeto Político Pedagógico e nas práticas escolares cotidianas. A iniciativa reflete uma abordagem qualitativa para a reestruturação pedagógica, centrada na revisão e adaptação dos documentos norteadores da prática educativa, como o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Interno, com o objetivo de incorporar e adaptar os princípios de EAS de maneira eficaz e inovadora nas diversas áreas do conhecimento. O curso pretende não apenas apresentar um conteúdo programático, mas, sobretudo, mobilizar a comunidade escolar para a implementação de uma educação voltada para a sustentabilidade ambiental, transformando-a em um pilar central da educação contemporânea. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 133 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Título: dc.title | Curso de Formação em Educação Ambiental e Sustentabilidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Tese de Doutorado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Final Tayronne de Almeida Rodrigues.pdf | Produto Final - Curso de Formação em Educação Ambiental e Sustentabilidade | 137,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744485/2/Produto Final Tayronne de Almeida Rodrigues.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons