Guia para resolução de problemas de multiplicação no ensino fundamental: relação colaborativa entre escola e família

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundo-
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves Ramos, Gislene-
Autor(es): dc.contributor.authorPasqualotti, Adriano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-16T19:09:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-16T19:09:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-
identificador: dc.identifier.otherPPGECM_Produto_Gislene_Gonçalves_Ramos-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744462-
Resumo: dc.description.abstractEste guia pedagógico é resultado da proposição de um produto educacional, vinculado à dissertação de mestrado de Gislene Gonçalves Ramos. É um recurso educacional para aprimorar a resolução de problemas de multiplicação entre alunos do ensino fundamental. O material promove a interação familiar no ensino, incentivando raciocínio lógico matemático. A abordagem pedagógica é fundamentada na teoria histórico-cultural de Vygotsky e na BNCC. O recurso ilustra a multiplicação na vida cotidiana, facilitando sua compreensão. As atividades propostas buscam atender ao currículo do Ensino Básico, com foco personalizado na aprendizagem de Matemática. Fazem parte de um plano didático, integrando com a prática, e exigem um planejamento cuidadoso. Os resultados mostraram que podem auxiliar na interpretação de gráficos e tabelas e despertar o interesse pela matemática cotidiana. A escola sozinha não proporciona aprendizado completo, requerendo envolvimento familiar. Após ensinar multiplicação, serão propostas atividades, teóricas e contextualizadas, centradas na multiplicação de séries iniciais, adaptáveis para alunos de classes especiais. A aplicação do produto educacional foi realizada na escola de Ensino Fundamental CAIC Santa Maria do município de Santa Maria/DF. A amostra contemplou alunos entre 8 e 10 anos que cursam o 3º ano do Ensino Fundamental e seus respectivos pais. A sequência didática proposta para a sua aplicação foi elaborada a partir dos pressupostos dos Três Momentos Pedagógicos elaborados por Delizoicov e Angotti (1990). Ao longo dos momentos pedagógicos, os alunos poderão construir novos conhecimentos com o auxílio da sua família. Ao final dos momentos pedagógicos, espera-se que os pais compreendam o seu papel na formação do seu filho e que possam de maneira positiva, contribuir na rotina educacional. Esperamos que as atividades disponíveis neste caderno sejam de grande valia para professores que desejam diversificar sua prática educativa e proporcionando a seus alunos um espaço de produção de conhecimentos mais inovador e contextualizado. Após os conhecimentos acerca da multiplicação, serão propostas dez atividades, constando as de cunho mais teórico e atividades contextualizadas, todas centradas na multiplicação de series iniciais, sendo que, todos os exercícios expostos aqui podem ser adaptados para alunos inclusos em classes integração inversa. Este material foi criado com o intuito de dar suporte ao trabalho desenvolvido nas aulas de Matemática, podendo ser adaptado para turmas de integração inversa e ser usado como material de apoio ao livro didático. Este material integra os estudos desenvolvidos junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), na Universidade de Passo Fundo (UPF), sob orientação do Prof. Dr. Adriano Pasqualotti. Modo de acesso gratuito: http://www.upf.br/ppgecm.-
Tamanho: dc.format.extent2,9MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleGuia para resolução de problemas de multiplicação no ensino fundamental: relação colaborativa entre escola e família-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrientação de Dissertação IV-
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
PPGECM_Produto_Gislene_Gonçalves_Ramos.pdfProduto Educacional elaborado e aplicado por Gislene Gonçalves Ramos. Este material integra os estudos desenvolvidos por junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), na Universidade de Passo Fundo (UPF), sob orientação do Prof. Dr. Adriano Pasqualotti. Modo de acesso gratuito: http://www.upf.br/ppgecm.2,8 MBPDF/bitstream/capes/744462/2/PPGECM_Produto_Gislene_Gonçalves_Ramos.pdfDownload
Produto_Educacional_PPGECM_Gislene_Gonçalves_Ramos2.pdfProduto Educacional elaborado e aplicado por Gislene Gonçalves Ramos. Este material integra os estudos desenvolvidos por junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), na Universidade de Passo Fundo (UPF), sob orientação do Prof. Dr. Adriano Pasqualotti. Modo de acesso gratuito: http://www.upf.br/ppgecm.3,64 MBPDF/bitstream/capes/744462/4/Produto_Educacional_PPGECM_Gislene_Gonçalves_Ramos2.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons