CADERNO DE FÍSICA PARA ALUNOS SURDOS: MECÂNICA - CINEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilveira, Cléa Furtado-
Autor(es): dc.contributor.authorSilveira, Denise Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-16T20:57:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-16T20:57:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherCléa_Silveira-Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744454-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno faz parte do produto da pesquisa de Mestrado de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas. Traz um planejamento de nove aulas de Física, conteúdo correspondente a Cinemática, direcionado para alunos surdos. Os livros didáticos, na atualidade, são construídos para alunos ouvintes, com as escritas em textos explicativos e conceituações de forma extremamente extensa, que dificultam para alunos surdos, que tem o português escrito como língua dois (L2). Também, sente-se a falta de estudos e metodologias de ensino, com estes estudantes, relacionadas a física no Ensino Médio, pois de acordo com Gaston Bachelard (1996), para que os conhecimentos científicos sejam transformadores é necessário que sejam socialmente dinâmicos, logo para o ensino de alunos surdos são importantes praticas educacionais adequadas as características culturais destes indivíduos. Considerando as características do sujeito surdo foi organizado, este caderno, atentando a importância das imagens, para a aquisição de conhecimentos de alunos surdos relacionados a Física. Estes grupos tem na visão um dos sentidos que, mais se destaca na aquisição de conhecimentos, diferente de alunos ouvintes, necessitando de ferramentas que potencialize a percepção pela visão (SILVEIRA, 2019). A organização das aulas fundamentou-se em teóricos e autores com trabalhos reconhecidos, relacionados ao ensino, a aprendizagem, a ciência, a física e a surdez. Trata-se de estratégias de ensino, desenvolvidas de forma bilíngue, buscando contextualizações com materiais didáticos que utilizem imagens ilustrativas, visando a compreensão cientifica e aplicação destes conhecimentos nas resoluções de problemas individuais e da sociedade. De acordo com a bibliografia estudada, a forma de ensino para os sujeitos surdos mais adequada é o bilinguismo, então no desenvolvimento das estratégias de ensino é importante que o professor tenha domínio da Libras e se este não tiver, utilizar o auxílio de interprete(s).As aulas buscam salientar o visual e contextualizar os temas de acordo com o ambiente dos alunos e a cultura surda. Assim, quando o professor for utiliza-la poderá adequar a realidade de cada grupo. O planejamento, também apresenta as habilidades previstas na BNCC (2018) e dos referencias do Rio Grande do Sul. O tempo médio para a execução dos planos de aula em torno de 50 min.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,07mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlunos Surdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFísicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVisualidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de Ensinopt_BR
Título: dc.titleCADERNO DE FÍSICA PARA ALUNOS SURDOS: MECÂNICA - CINEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons