Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silveira, Cléa Furtado | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silveira, Denise Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-16T20:57:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-16T20:57:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cléa_Silveira-Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744454 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno faz parte do produto da pesquisa de Mestrado de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas. Traz um planejamento de nove aulas de Física, conteúdo correspondente a Cinemática, direcionado para alunos surdos. Os livros didáticos, na atualidade, são construídos para alunos ouvintes, com as escritas em textos explicativos e conceituações de forma extremamente extensa, que dificultam para alunos surdos, que tem o português escrito como língua dois (L2). Também, sente-se a falta de estudos e metodologias de ensino, com estes estudantes, relacionadas a física no Ensino Médio, pois de acordo com Gaston Bachelard (1996), para que os conhecimentos científicos sejam transformadores é necessário que sejam socialmente dinâmicos, logo para o ensino de alunos surdos são importantes praticas educacionais adequadas as características culturais destes indivíduos. Considerando as características do sujeito surdo foi organizado, este caderno, atentando a importância das imagens, para a aquisição de conhecimentos de alunos surdos relacionados a Física. Estes grupos tem na visão um dos sentidos que, mais se destaca na aquisição de conhecimentos, diferente de alunos ouvintes, necessitando de ferramentas que potencialize a percepção pela visão (SILVEIRA, 2019). A organização das aulas fundamentou-se em teóricos e autores com trabalhos reconhecidos, relacionados ao ensino, a aprendizagem, a ciência, a física e a surdez. Trata-se de estratégias de ensino, desenvolvidas de forma bilíngue, buscando contextualizações com materiais didáticos que utilizem imagens ilustrativas, visando a compreensão cientifica e aplicação destes conhecimentos nas resoluções de problemas individuais e da sociedade. De acordo com a bibliografia estudada, a forma de ensino para os sujeitos surdos mais adequada é o bilinguismo, então no desenvolvimento das estratégias de ensino é importante que o professor tenha domínio da Libras e se este não tiver, utilizar o auxílio de interprete(s).As aulas buscam salientar o visual e contextualizar os temas de acordo com o ambiente dos alunos e a cultura surda. Assim, quando o professor for utiliza-la poderá adequar a realidade de cada grupo. O planejamento, também apresenta as habilidades previstas na BNCC (2018) e dos referencias do Rio Grande do Sul. O tempo médio para a execução dos planos de aula em torno de 50 min. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,07mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alunos Surdos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Visualidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | CADERNO DE FÍSICA PARA ALUNOS SURDOS: MECÂNICA - CINEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Cléa_Silveira-Produto.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744454/2/Cléa_Silveira-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons