Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Priscila Lazo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sangiogo, Fábio André | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-16T20:46:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-16T20:46:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Priscila_Rodrigues_Produto.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744453 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional apresentado a seguir faz parte do resultado da pesquisa realizadarealizada na dissertação de mestrado intitulada 'Educação de Surdos e o Ensino de Ciências: um estudo de caso no município de Santa Vitória do Palmar-RS'. O principal objetivo dessa pesquisa foi compreender e analisar o contexto da educação de surdos nas escolas municipais de Santa Vitória do Palmar/RS, buscando oportunidades de desenvolver a educação inclusiva no ensino de Ciências. Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sob a orientação do Prof. Dr. Fábio Sangiogo. A escolha do corpo humano como tema central para a produção deste produto educacional foi motivada pela análise dos resultados da pesquisa. Os relatos dos entrevistados evidenciaram a carência de materiais didáticos para o ensino de estudantes surdos, bem como a complexidade em explicar os conteúdos, devido à abstração e à dificuldade na comunicação entre professor e estudante. Dessa forma, este material foi concebido para auxiliar nas aulas de Ciências, oferecendo também alguns sinais do cotidiano escolar que podem facilitar a comunicação entre o professor e o estudante surdo. É crucial ressaltar que o uso do glossário de Libras não representa uma solução definitiva para superar as dificuldades no ensino de Ciências para estudantes surdos. A prática pedagógica não deve restringir-se à utilização do glossário, pois este constitui apenas uma estratégia voltada para abordar determinados aspectos, como a apresentação visual do sinal para um conceito específico. Há uma necessidade contínua de aprimorar as estratégias pedagógicas, garantindo uma educação inclusiva e eficaz para todos os estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 27,7mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão de Surdos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Título: dc.title | O corpo humano - glossário em libras | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Priscila_Rodrigues_Produto.pdf | 27,07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744453/2/Priscila_Rodrigues_Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons