O corpo humano - glossário em libras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Priscila Lazo-
Autor(es): dc.contributor.authorSangiogo, Fábio André-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-16T20:46:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-16T20:46:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherPriscila_Rodrigues_Produto.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744453-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional apresentado a seguir faz parte do resultado da pesquisa realizadarealizada na dissertação de mestrado intitulada 'Educação de Surdos e o Ensino de Ciências: um estudo de caso no município de Santa Vitória do Palmar-RS'. O principal objetivo dessa pesquisa foi compreender e analisar o contexto da educação de surdos nas escolas municipais de Santa Vitória do Palmar/RS, buscando oportunidades de desenvolver a educação inclusiva no ensino de Ciências. Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sob a orientação do Prof. Dr. Fábio Sangiogo. A escolha do corpo humano como tema central para a produção deste produto educacional foi motivada pela análise dos resultados da pesquisa. Os relatos dos entrevistados evidenciaram a carência de materiais didáticos para o ensino de estudantes surdos, bem como a complexidade em explicar os conteúdos, devido à abstração e à dificuldade na comunicação entre professor e estudante. Dessa forma, este material foi concebido para auxiliar nas aulas de Ciências, oferecendo também alguns sinais do cotidiano escolar que podem facilitar a comunicação entre o professor e o estudante surdo. É crucial ressaltar que o uso do glossário de Libras não representa uma solução definitiva para superar as dificuldades no ensino de Ciências para estudantes surdos. A prática pedagógica não deve restringir-se à utilização do glossário, pois este constitui apenas uma estratégia voltada para abordar determinados aspectos, como a apresentação visual do sinal para um conceito específico. Há uma necessidade contínua de aprimorar as estratégias pedagógicas, garantindo uma educação inclusiva e eficaz para todos os estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent27,7mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusão de Surdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLibraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleO corpo humano - glossário em libraspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons