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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UFSC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes, Alessandra dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-16T15:22:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-16T15:22:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertacao_Alessandra_dos_Santos_Fernandes_Biblioteca | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744449 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A busca por estratégias de ensino que facilitam a aprendizagem matemática e instigam seu estudo é a principal motivação desse trabalho. Portanto os dois principais objetivos dessa dissertação são buscar essas estratégias, principalmente no que se refere a interpretação de problemas e linguagem matemática, e uma melhor compreensão de conceitos envolvendo análise combinatória e probabilidade. Baseado nisso, apresenta-se aqui a Metodologia de George Polya, publicada em seu livro A arte de resolver problemas, bem como a sua aplicação em competições olímpicas de matemática, mais especificamente, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. Essa Metodologia consiste basicamente na realização de quatro etapas: Compreensão do Problema, Estabelecimento de um Plano, Execução do Plano e Retrospecto. Para uma melhor compreensão da metodologia de George Polya, são desenvolvidas essas quatro fases em cada problema olímpico selecionado para esta dissertação. Tais problemas escolhidos envolvem análise combinatória e probabilidade e, para tal, abordam-se conceitos fundamentais envolvendo essa área da matemática, juntamente com aspectos históricos e exemplos que possibilitam ao leitor uma maior compreensão dessas ideias. É importante destacar que os problemas olímpicos abordados nesta dissertação podem ser aplicados no Ensino Fundamental (séries finais) e no Ensino Médio. Também explana-se aqui, algumas abordagens sobre a metodologia da resolução de problemas, análise combinatória e probabilidade contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define um conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver durante a Educação Básica. Ademais, aborda-se algumas considerações sobre a teoria de resolução de problemas e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Desse modo, através dos conceitos e da metodologia tratados nesta dissertação, deixa-se uma proposta de ensino para qualquer professor de matemática da educação básica que queira uma estratégia para facilitar a aprendizagem no que se refere à resolução de problemas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.363 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | problemas olímpicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | análise combinatória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | probabilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | resolução de problemas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodologia de Polya | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | OBMEP | pt_BR |
Título: dc.title | Resolução de problemas olímpicos envolvendo Análise Combinatória e Probabilidade através da Metodologia de Polya | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFMAT/BNU | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertacao_Alessandra_dos_Santos_Fernandes_Biblioteca.pdf | Dissertação | 3,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744449/2/Dissertacao_Alessandra_dos_Santos_Fernandes_Biblioteca.pdfDownload |
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