Resolução de problemas olímpicos envolvendo Análise Combinatória e Probabilidade através da Metodologia de Polya

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Autor(es): dc.contributorUFSCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes, Alessandra dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-16T15:22:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-16T15:22:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-
identificador: dc.identifier.otherDissertacao_Alessandra_dos_Santos_Fernandes_Bibliotecapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744449-
Resumo: dc.description.abstractA busca por estratégias de ensino que facilitam a aprendizagem matemática e instigam seu estudo é a principal motivação desse trabalho. Portanto os dois principais objetivos dessa dissertação são buscar essas estratégias, principalmente no que se refere a interpretação de problemas e linguagem matemática, e uma melhor compreensão de conceitos envolvendo análise combinatória e probabilidade. Baseado nisso, apresenta-se aqui a Metodologia de George Polya, publicada em seu livro A arte de resolver problemas, bem como a sua aplicação em competições olímpicas de matemática, mais especificamente, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. Essa Metodologia consiste basicamente na realização de quatro etapas: Compreensão do Problema, Estabelecimento de um Plano, Execução do Plano e Retrospecto. Para uma melhor compreensão da metodologia de George Polya, são desenvolvidas essas quatro fases em cada problema olímpico selecionado para esta dissertação. Tais problemas escolhidos envolvem análise combinatória e probabilidade e, para tal, abordam-se conceitos fundamentais envolvendo essa área da matemática, juntamente com aspectos históricos e exemplos que possibilitam ao leitor uma maior compreensão dessas ideias. É importante destacar que os problemas olímpicos abordados nesta dissertação podem ser aplicados no Ensino Fundamental (séries finais) e no Ensino Médio. Também explana-se aqui, algumas abordagens sobre a metodologia da resolução de problemas, análise combinatória e probabilidade contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define um conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver durante a Educação Básica. Ademais, aborda-se algumas considerações sobre a teoria de resolução de problemas e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Desse modo, através dos conceitos e da metodologia tratados nesta dissertação, deixa-se uma proposta de ensino para qualquer professor de matemática da educação básica que queira uma estratégia para facilitar a aprendizagem no que se refere à resolução de problemas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.363 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectproblemas olímpicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectanálise combinatóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprobabilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectresolução de problemaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmetodologia de Polyapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOBMEPpt_BR
Título: dc.titleResolução de problemas olímpicos envolvendo Análise Combinatória e Probabilidade através da Metodologia de Polyapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMAT/BNUpt_BR
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