Novos Contornos do Currículo: Integrando Teorias, Práticas e Diversidades na Educação Brasileira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Uniesmero-
Autor(es): dc.contributor.authorPortela, Eunice Nóbrega-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Dirce Maria da-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Cirlene Pereira dos Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-16T01:11:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-16T01:11:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-15-
identificador: dc.identifier.otherNovos Contornos do Currículo-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744438-
Resumo: dc.description.abstractOs textos elencados na obra NOVOS CONTORNOS DO CURRÍCULO: Integrando Teorias, Práticas e Diversidades na Educação Brasileira oferecem uma variedade de perspectivas sobre a educação contemporânea no país. Como aponta Libâneo (2004), "a organização do trabalho pedagógico através do currículo é essencial para a formação cidadã e crítica dos estudantes", reforçando a ideia de que o currículo é muito mais que uma simples estrutura de conteúdos; é um campo de luta por significados, identidades e poder. Dessa forma, o objetivo é investigar as fundamentações nas políticas educacionais, examinando sua trajetória histórica e realizando análises críticas e pós-críticas que influenciaram os métodos e práticas pedagógicas presentes no cenário educacional contemporâneo. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conforme destacam Moreira e Candau (2008) , “deve ser vista tanto como um documento normativo, quanto como uma convocação à reflexão e ao diálogo sobre o que se considera essencial para a educação de nossas crianças e jovens.” Assim, as reflexões destacam a relevância da educação para a sustentabilidade, a promoção da diversidade étnico-racial e a educação dentro de um contexto decolonial. Estes temas contemporâneos são fundamentais para promover a inclusão e a democracia, em resposta aos desafios do século XXI. Gadotti (2009) destaca a importância de um currículo que valorize a diversidade cultural e a pluralidade de vozes, argumentando que "a educação deve ser um espaço para a construção coletiva do conhecimento, respeitando e valorizando as diferentes culturas e identidades". Portanto, este trabalho oferece uma exploração reflexiva, promovendo intercâmbios entre teorias estabelecidas e abordagens emergentes no campo educacional. Ele destina-se a educadores, formuladores de políticas públicas, estudantes de Pedagogia, Letras, Apoio e Gestão Educacional, e a todos os envolvidos no futuro da Educação no Brasil. Neste Prefácio, ao delinear o contexto para as discussões e análises subsequentes, reiteramos nosso compromisso com a busca por um currículo genuinamente inclusivo, contextualizado e catalisador de transformações, pois, de acordo com Arroyo (2003) , "é no cotidiano das escolas que o currículo ganha vida, por meio das interações entre professores, estudantes e a comunidade". No mesmo sentido, de coletividade e cooperação, os conteúdos que se seguem são apresentados como um convite para reflexões que possam contribuir para orientar um horizonte educacional mais equitativo e inclusivo.-
Tamanho: dc.format.extent1369-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectTeorias, Práticas e Diversidades-
Título: dc.titleNovos Contornos do Currículo: Integrando Teorias, Práticas e Diversidades na Educação Brasileira-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons