Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Uniesmero | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Portela, Eunice Nóbrega | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Dirce Maria da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Cirlene Pereira dos Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-16T01:11:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-16T01:11:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Novos Contornos do Currículo | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744438 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os textos elencados na obra NOVOS CONTORNOS DO CURRÍCULO: Integrando Teorias, Práticas e Diversidades na Educação Brasileira oferecem uma variedade de perspectivas sobre a educação contemporânea no país. Como aponta Libâneo (2004), "a organização do trabalho pedagógico através do currículo é essencial para a formação cidadã e crítica dos estudantes", reforçando a ideia de que o currículo é muito mais que uma simples estrutura de conteúdos; é um campo de luta por significados, identidades e poder. Dessa forma, o objetivo é investigar as fundamentações nas políticas educacionais, examinando sua trajetória histórica e realizando análises críticas e pós-críticas que influenciaram os métodos e práticas pedagógicas presentes no cenário educacional contemporâneo. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conforme destacam Moreira e Candau (2008) , “deve ser vista tanto como um documento normativo, quanto como uma convocação à reflexão e ao diálogo sobre o que se considera essencial para a educação de nossas crianças e jovens.” Assim, as reflexões destacam a relevância da educação para a sustentabilidade, a promoção da diversidade étnico-racial e a educação dentro de um contexto decolonial. Estes temas contemporâneos são fundamentais para promover a inclusão e a democracia, em resposta aos desafios do século XXI. Gadotti (2009) destaca a importância de um currículo que valorize a diversidade cultural e a pluralidade de vozes, argumentando que "a educação deve ser um espaço para a construção coletiva do conhecimento, respeitando e valorizando as diferentes culturas e identidades". Portanto, este trabalho oferece uma exploração reflexiva, promovendo intercâmbios entre teorias estabelecidas e abordagens emergentes no campo educacional. Ele destina-se a educadores, formuladores de políticas públicas, estudantes de Pedagogia, Letras, Apoio e Gestão Educacional, e a todos os envolvidos no futuro da Educação no Brasil. Neste Prefácio, ao delinear o contexto para as discussões e análises subsequentes, reiteramos nosso compromisso com a busca por um currículo genuinamente inclusivo, contextualizado e catalisador de transformações, pois, de acordo com Arroyo (2003) , "é no cotidiano das escolas que o currículo ganha vida, por meio das interações entre professores, estudantes e a comunidade". No mesmo sentido, de coletividade e cooperação, os conteúdos que se seguem são apresentados como um convite para reflexões que possam contribuir para orientar um horizonte educacional mais equitativo e inclusivo. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1369 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teorias, Práticas e Diversidades | - |
Título: dc.title | Novos Contornos do Currículo: Integrando Teorias, Práticas e Diversidades na Educação Brasileira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Novos Contornos do Currículo.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744438/4/Novos Contornos do Currículo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons