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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, VANESSA RODRIGUES DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-15T21:40:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-15T21:40:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Ensino de áreas de figuras planas por Atividades Experimentais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744437 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGEM), da Universidade do Estado do Pará, que buscou responder a seguinte problemática: como o ensino de área de figuras planas por meio de atividades experimentais de aprendizagem e de atividades de aprofundamento baseadas na Taxonomia de Bloom podem contribuir para aprendizagem e desempenho na resolução de questões sobre o assunto? Desse modo, tivemos como objetivo analisar como o ensino de área de figuras planas por meio de atividades experimentais de aprendizagem e atividades de aprofundamento baseadas na Taxonomia de Bloom podem contribuir para aprendizagem e desempenho na resolução de questões sobre o assunto. Para isso, utilizamos como metodologia de pesquisa as quatro etapas da Engenharia Didática. O estudo foi realizado com 23 estudantes de uma turma do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal localizada no munícipio de Parauapebas-PA. Os resultados finais indicam que a aplicação da sequência didática fundamentada no Ensino de Áreas de figuras planas por Atividades Experimentais surtiu efeitos positivos no desempenho qualitativo e quantitativo dos sujeitos envolvidos, pois possibilitou aos estudantes a redescoberta de fórmulas para o cálculo de áreas de figuras planas e, além disso, possibilitou o desenvolvimento de habilidades cognitivas dentro dos 6 níveis da Taxonomia de Bloom. Os resultados quantitativos indicaram que houve um avanço estatisticamente significativo entre as notas do pré-teste e as notas do pós-teste, dados esses que foram confirmados por meio do Teste de Hipóteses. Da mesma forma, o Teste Exato de Fisher indicou que a maioria dos fatores socioeducacionais não influenciaram no desempenho dos testes, sugerindo a eficácia da sequência didática que foi experimentada junto aos estudantes. A culminância desta pesquisa se deu na elaboração de um produto educacional que visa contribuir como uma forma alternativa para o ensino de áreas de figuras planas e foi intitulado: Uma sequência didática para o ensino de áreas de figuras planas por Atividades Experimentais, e está disponível no portal do eduCapes com acesso livre. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 19275 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática por Atividades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Áreas de figuras planas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia didática | pt_BR |
Título: dc.title | Dissertação O Ensino de áreas de figuras planas por Atividades Experimentais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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VANESSA RODRIGUES DE OLIVEIRA DISSERTAÇÃO.PDF | 10,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744437/1/VANESSA RODRIGUES DE OLIVEIRA DISSERTAÇÃO.PDFDownload |
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