Dissertação O Ensino de áreas de figuras planas por Atividades Experimentais

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, VANESSA RODRIGUES DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-15T21:40:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-15T21:40:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-15-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino de áreas de figuras planas por Atividades Experimentaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744437-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGEM), da Universidade do Estado do Pará, que buscou responder a seguinte problemática: como o ensino de área de figuras planas por meio de atividades experimentais de aprendizagem e de atividades de aprofundamento baseadas na Taxonomia de Bloom podem contribuir para aprendizagem e desempenho na resolução de questões sobre o assunto? Desse modo, tivemos como objetivo analisar como o ensino de área de figuras planas por meio de atividades experimentais de aprendizagem e atividades de aprofundamento baseadas na Taxonomia de Bloom podem contribuir para aprendizagem e desempenho na resolução de questões sobre o assunto. Para isso, utilizamos como metodologia de pesquisa as quatro etapas da Engenharia Didática. O estudo foi realizado com 23 estudantes de uma turma do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal localizada no munícipio de Parauapebas-PA. Os resultados finais indicam que a aplicação da sequência didática fundamentada no Ensino de Áreas de figuras planas por Atividades Experimentais surtiu efeitos positivos no desempenho qualitativo e quantitativo dos sujeitos envolvidos, pois possibilitou aos estudantes a redescoberta de fórmulas para o cálculo de áreas de figuras planas e, além disso, possibilitou o desenvolvimento de habilidades cognitivas dentro dos 6 níveis da Taxonomia de Bloom. Os resultados quantitativos indicaram que houve um avanço estatisticamente significativo entre as notas do pré-teste e as notas do pós-teste, dados esses que foram confirmados por meio do Teste de Hipóteses. Da mesma forma, o Teste Exato de Fisher indicou que a maioria dos fatores socioeducacionais não influenciaram no desempenho dos testes, sugerindo a eficácia da sequência didática que foi experimentada junto aos estudantes. A culminância desta pesquisa se deu na elaboração de um produto educacional que visa contribuir como uma forma alternativa para o ensino de áreas de figuras planas e foi intitulado: Uma sequência didática para o ensino de áreas de figuras planas por Atividades Experimentais, e está disponível no portal do eduCapes com acesso livre.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent19275pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática por Atividadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÁreas de figuras planaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
Título: dc.titleDissertação O Ensino de áreas de figuras planas por Atividades Experimentaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais