Uma sequência didática para o Ensino de áreas de figuras planas por Atividades Experimentais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Vanessa Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Maria de Lourdes Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSÁ, Pedro Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-15T21:46:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-15T21:46:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-15-
identificador: dc.identifier.otherUma sequência didática para o Ensino de áreas de figuras planas por Atividades Experimentais-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744418-
Resumo: dc.description.abstractPrezado (a) professor (a) de matemática, apresentamos neste produto educacional uma alternativa metodológica para o ensino de áreas de figuras planas com foco no ensino fundamental. Este produto educacional é fruto de uma dissertação de Mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará, intitulada “O Ensino de Áreas de figuras planas por Atividades Experimentais” elaborada por Oliveira (2024) e seus orientadores, a professora Dra. Maria de Lourdes Silva Santos e o professor Dr. Pedro Franco de Sá. Logo, este produto educacional é composto por uma sequência didática que utilizou como fundamento a metodologia de Ensino por Atividades Experimentais de Sá (2009; 2019), os níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom revisada e jogos educacionais. Desse modo, a sequência didática aqui proposta é composta por um teste geral (pré-teste e pós-teste), 2 atividades de conceituação, 9 atividades de redescoberta, 6 atividades de aprofundamento, 1 atividade de revisão geral e 2 jogos educacionais. Com este produto educacional temos como objetivo disponibilizar uma alternativa para o ensino de áreas de figuras planas adversa dos métodos comumente utilizados em sala de aula, pois as Atividades Experimentais aqui propostas possibilitam ao estudante ser o protagonista de sua aprendizagem, ao realizar atividades de conceituação e redescoberta, e ao professor ser o mediador desse processo de ensino. Além disso, por meio de questões de aprofundamento distribuídas nos níveis da Taxonomia de Bloom esperamos que os estudantes percorram os seis níveis cognitivos da aprendizagem, proposta Bloom, e exercitem o que foi aprendido nas Atividades Experimentais com questões que variam dos níveis mais simples aos mais complexos, garantindo assim uma aprendizagem mais aprofundada do assunto de áreas de figuras planas. Esperamos que esta sequência didática auxilie no processo de ensino de áreas de figuras planas tornando o ensino deste assunto mais dinâmico, interativo e atraente aos estudantes e professores que dele fizerem uso. Possíveis adaptações podem ser feitas durante as aulas de modo que se torne mais viável para cada contexto educacional. Desejamos a todos muito sucesso e um bom trabalho!-
Tamanho: dc.format.extent6775-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectSEQUÊNCIA DIDÁTICA-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de áreas de figuras planas-
Título: dc.titleUma sequência didática para o Ensino de áreas de figuras planas por Atividades Experimentais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais