Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Abreu, Maria Aparecida Neri Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Silvana Cláudia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-15T14:00:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-15T14:00:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência didática: uso de recursos multissensoriais para o ensino da matemática em uma sala inclusiva do 1º ano dos anos iniciais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744397 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Compreende-se que a dificuldade na área da Matemática é oriunda de fatores neurobiológicos ou fatores psicossociais, porém, mesmo diante dessas especificidades que causam déficits de aprendizagem na área da matemática, é possível minimizar essa dificuldade utilizando metodologias que busquem contemplar necessidades específicas para se aprender Matemática. Diante disso e a fim de entender melhor sobre essa questão, partiu-se para uma investigação teórica, a partir de uma revisão bibliográfica. O presente estudo limita-se em verificar propostas metodológicas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, levando em consideração que essa fase é considerada a base para a aprendizagem. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa, por meio da qual são analisadas dissertações, teses e livros que abordem a temática do Ensino de Matemática no contexto inclusivo. Acredita-se que esta pesquisa possa contribuir na mediação dos professores com seus alunos, apresentando-lhes propostas metodológicas educacionais significativas com resultados positivos para o ensino, contemplando a aprendizagem matemática de forma heterogênea. Nesse sentido, como produto educacional, elaboramos uma sequência didática, a qual apresenta sugestões de atividades, sites e materiais que possam contribuir no ensino da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.8MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática. Matemática inclusiva. Anos iniciais. Revisão bibliográfica. | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática: uso de recursos multissensoriais para o ensino da matemática em uma sala inclusiva do 1º ano dos anos iniciais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Maria Aparecida Neri.pdf | 6.93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744397/2/Produto Educacional - Maria Aparecida Neri.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons