Sequência didática: uso de recursos multissensoriais para o ensino da matemática em uma sala inclusiva do 1º ano dos anos iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAbreu, Maria Aparecida Neri Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Silvana Cláudia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-15T14:00:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-15T14:00:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
identificador: dc.identifier.otherSequência didática: uso de recursos multissensoriais para o ensino da matemática em uma sala inclusiva do 1º ano dos anos iniciaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744397-
Resumo: dc.description.abstractCompreende-se que a dificuldade na área da Matemática é oriunda de fatores neurobiológicos ou fatores psicossociais, porém, mesmo diante dessas especificidades que causam déficits de aprendizagem na área da matemática, é possível minimizar essa dificuldade utilizando metodologias que busquem contemplar necessidades específicas para se aprender Matemática. Diante disso e a fim de entender melhor sobre essa questão, partiu-se para uma investigação teórica, a partir de uma revisão bibliográfica. O presente estudo limita-se em verificar propostas metodológicas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, levando em consideração que essa fase é considerada a base para a aprendizagem. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa, por meio da qual são analisadas dissertações, teses e livros que abordem a temática do Ensino de Matemática no contexto inclusivo. Acredita-se que esta pesquisa possa contribuir na mediação dos professores com seus alunos, apresentando-lhes propostas metodológicas educacionais significativas com resultados positivos para o ensino, contemplando a aprendizagem matemática de forma heterogênea. Nesse sentido, como produto educacional, elaboramos uma sequência didática, a qual apresenta sugestões de atividades, sites e materiais que possam contribuir no ensino da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.8MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática. Matemática inclusiva. Anos iniciais. Revisão bibliográfica.pt_BR
Título: dc.titleSequência didática: uso de recursos multissensoriais para o ensino da matemática em uma sala inclusiva do 1º ano dos anos iniciaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons