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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Milano, Becky Henriette Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-14T21:29:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-14T21:29:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/book/1307 | - |
identificador: dc.identifier.other | Paulo Freire e a formação do educador de jovens e adultos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744371 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem o objetivo de construir e desenvolver uma proposta curricular para a formação inicial de educadores/as de jovens e adultos, no âmbito do Ensino Superior, subsidiada por referenciais freireanos e referenciada em uma matriz crítico-transformadora, assumindo compromissos com a equidade e autonomia dos educandos. Os questionamentos que fomentaram o desenvolvimento da pesquisa apoiaram- se nas lacunas dos cursos de formação inicial de Licenciatura em Pedagogia, que pouco enfocam a especificidade teórica e metodológica da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A construção e o desenvolvimento da proposta se efetivaram, no terceiro semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia, na disciplina intitulada Educação de Jovens e Adultos: Abordagens e Métodos, na Universidade Guarulhos, no ano de 2009. Esse trabalho assumiu uma abordagem qualitativa e foi desenvolvido, utilizando- se da pesquisa-ação na estruturação e desenvolvimento da disciplina, ministrada pela pesquisadora. Os procedimentos metodológicos englobaram construção e desenvolvimento de proposta curricular para formação das discentes envolvidas. Para coleta dos dados foram utilizados registros do desenvolvimento das aulas, em diário de campo, questionários e entrevistas semi-estruturadas com as discentes. Em seguida, foram feitas as análises qualitativas de todos os dados coletados, ao longo do semestre, que explicitaram a relevância de uma formação pedagógica inicial crítica e reflexiva para a constituição de educadores comprometidos com a equidade e especificidade da Educação de Jovens e Adultos. Mediante o referencial freireano, destacam-se conceitos, como o resgate do saber de experiência feito, a leitura do mundo e da palavra no processo de ensino- aprendizagem, mas, sobretudo, a importância da práxis pedagógica do educador na construção contínua de sua identidade pedagógica. Faz-se ainda necessária a preocupação conjunta com a formação e atuação docente e a preparação inicial específica do futuro educador de EJA, no âmbito do Ensino Superior. ISBN: 978-65-5388-221-8 DOI: 10.36926/editorainovar-978-65-5388-221-8 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Título: dc.title | Paulo Freire e a formação do educador de jovens e adultos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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