Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Arlindo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-14T21:27:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-14T21:27:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/book/1306 | - |
identificador: dc.identifier.other | Protagonismo e a ação docente | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744370 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro trata-se uma coletânea de artigos professores a partir das dissertações e teses desenvolvidas nos últimos três anos. Sempre insisti para muitos de meus orientandos no curso stricto-sensu que escrevam/compartilhem suas experiências com os colegas de trabalho como um incentivo à prática da pesquisa e da produção científica. São artigos que se destacam por sua natureza epistemológica e avanços no campo multidisciplinar. As leituras são contemporâneas, mas sem negar os clássicos da educação, em que se enfatiza o papel do professor no campo das teorias pedagógicas, da avaliação e do currículo, tangenciando suas respectivas áreas de atuação. No campo abordagem da pesquisa, destacam-se a pesquisa quali e quantitativa, e os métodos e suas particularidades. Na análise dos dados, os referidos professores vivenciaram a análise de conteúdo, análise de discurso, grupo focal, observação participante e não participante, a avaliação iluminativa de Parlett e Hamilton, a sociologia educacional de Bernstein. Parafraseando Stenhouse, o defensor da pesquisa do dia a dia, todo professor deveria atuar como um investigador para ser capaz de criar o próprio currículo. Essa é proposta e o desafio que lançou-se para os professores na condução de suas pesquisas. Neste livro, o leitor encontrará diferentes modalidades de pesquisa, a ação, a participante, a pesquisa exploratória, descritiva e explicativa. Os professores que têm seus artigos aqui publicados, comprovaram sua resiliência, tanto no período da pandemia e suas variáveis na prática docente, como também na pós-pandemia. Isso comprova que os professores têm inúmeros desafios na majestosa arte de ensinar dando “carona” para o conhecimento. Que este livro sirva de elemento motivador para quem ler escrever suas histórias e assim, que tudo o que produzimos na arte de ensinar sirva de paradigma para novos pesquisadores. ISBN: 978-65-5388-220-1 DOI: 10.36926/editorainovar-978-65-5388-220-1 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | pt_BR |
Título: dc.title | Protagonismo e a ação docente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: