Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber. | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | do Nascimento, José Cruz Queiroz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-12T21:10:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-12T21:10:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/467 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ludicidade no Ensino de Matemática no 5º Ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Tereza Lemos de Oliveira Santos no Município de Atalaia do Norte-AM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744337 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem por finalidade verificar se o ensino de matemática pode se tornar interessante para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, através do lúdico com utilização de jogos matemáticos. Neste contexto, os jogos matemáticos: contigo 60, dominó da multiplicação, maratona da divisão e corrida dos inteiros, surgiu como um processo educativo, com o objetivo de promover ensino-aprendizagem através do lúdico. Como metodologia de abordagem qualitativa documental, foi aplicado um questionário para saber o nível de aprendizado dos alunos, logo após, deu-se uma aula sobre os conteúdos de adição, subtração, multiplicação e divisão. Como complementação, foram aplicados os jogos citado acima. Ao aplicar novamente o questionário notou-se uma grande melhora no nível de aprendizado dos educandos desta turma de 5º ano, em relação as quatro operações básicas da matemática. Dessa forma, pode-se notar que o uso dos jogos possibilitou a construção do conhecimento dos educandos, despertando assim, a criatividade, o raciocínio lógicos e sua capacidade motora. Também, através destas atividades, notou-se nos alunos um maior interesse e curiosidade pelo aprendizado da matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Matemática, Jogos Matemáticos, Processo Educativo, Conhecimento e Ensino-aprendizagem. | pt_BR |
Título: dc.title | Ludicidade no Ensino de Matemática no 5º Ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Tereza Lemos de Oliveira Santos no Município de Atalaia do Norte-AM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons