Ludicidade no Ensino de Matemática no 5º Ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Tereza Lemos de Oliveira Santos no Município de Atalaia do Norte-AM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber.pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authordo Nascimento, José Cruz Queiroz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-12T21:10:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-12T21:10:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/467-
identificador: dc.identifier.otherLudicidade no Ensino de Matemática no 5º Ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Tereza Lemos de Oliveira Santos no Município de Atalaia do Norte-AMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744337-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade verificar se o ensino de matemática pode se tornar interessante para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, através do lúdico com utilização de jogos matemáticos. Neste contexto, os jogos matemáticos: contigo 60, dominó da multiplicação, maratona da divisão e corrida dos inteiros, surgiu como um processo educativo, com o objetivo de promover ensino-aprendizagem através do lúdico. Como metodologia de abordagem qualitativa documental, foi aplicado um questionário para saber o nível de aprendizado dos alunos, logo após, deu-se uma aula sobre os conteúdos de adição, subtração, multiplicação e divisão. Como complementação, foram aplicados os jogos citado acima. Ao aplicar novamente o questionário notou-se uma grande melhora no nível de aprendizado dos educandos desta turma de 5º ano, em relação as quatro operações básicas da matemática. Dessa forma, pode-se notar que o uso dos jogos possibilitou a construção do conhecimento dos educandos, despertando assim, a criatividade, o raciocínio lógicos e sua capacidade motora. Também, através destas atividades, notou-se nos alunos um maior interesse e curiosidade pelo aprendizado da matemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Idioma: dc.language.isoenpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Matemática, Jogos Matemáticos, Processo Educativo, Conhecimento e Ensino-aprendizagem.pt_BR
Título: dc.titleLudicidade no Ensino de Matemática no 5º Ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Tereza Lemos de Oliveira Santos no Município de Atalaia do Norte-AMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons