Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber. | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Neves, Luiz Eduardo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | da Silva, Géssica dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cunha, Luzia Cecilia da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moreira, Marineuza Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | dos Santos, Rudimaria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-12T17:26:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-12T17:26:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/488 | - |
identificador: dc.identifier.other | ESTRATÉGIAS DE ENSINO ADAPTADAS PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744322 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta revisão bibliográfica abordou o desafio de implementar estratégias de ensino adaptadas para alunos com baixa visão, visando promover uma educação inclusiva e eficaz. O objetivo geral foi explorar e analisar estratégias pedagógicas, tecnologias assistivas e adaptações curriculares que facilitam a aprendizagem desses alunos. A metodologia adotada consistiu em uma revisão de literatura, envolvendo a análise de documentos e estudos relevantes sobre o tema. Os resultados destacaram a importância da formação específica de professores, a implementação de tecnologias assistivas como realidade aumentada e Soroban, e a necessidade de adaptações curriculares para atender às necessidades individuais dos alunos. A análise indicou que, embora existam avanços significativos nas políticas de inclusão e nas tecnologias assistivas, desafios como a formação de professores e a acessibilidade dos recursos educacionais persistem. As considerações finais enfatizaram a necessidade de esforços contínuos para superar esses obstáculos, promovendo um ambiente educacional inclusivo e acessível. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva. Baixa Visão. Tecnologias Assistivas. Formação de Professores. Adaptações Curriculares. | pt_BR |
Título: dc.title | ESTRATÉGIAS DE ENSINO ADAPTADAS PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons