Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Natália Cristina Cal | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Passos, Caroline Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-12T13:50:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-12T13:50:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | ATIVIDADES ENVOLVENDO EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA JOVENS E ADULTOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744319 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho analisou as possibilidades da utilização da Educação Financeira como estratégia múltipla para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na perspectiva da Educação Matemática Crítica. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida com alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública da cidade de Ervália-MG e teve a produção e produção de dados organizada em três etapas: questionário, atividades e entrevista. O questionário foi elaborado e proposto com o intuito de conhecer um pouco mais sobre o aluno, seu histórico escolar e suas relações com a Matemática. As atividades, criadas a partir da perspectiva da Educação Matemática Crítica, foram propostas de forma a propiciar discussões sobre os papéis desempenhados pela Matemática na sociedade, com o intuito de estimular o aluno a perceber essa Matemática como uma atividade próxima de sua realidade e útil para a resolução dos problemas cotidianos. A elaboração e execução da entrevista visou obter respostas que levassem a conhecer um pouco sobre a história escolar do aluno, para também refletir sobre a motivação para retomar e/ou dar continuidade aos estudos, além do modo como se deu o aprendizado de Matemática, além de investigar o que a realização das atividades, envolvendo Educação Financeira, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, representou para o aluno. Como fundamentação teórica utilizou-se, principalmente, a perspectiva da Educação Matemática Crítica, de modo que os problemas matemáticos tivessem significado em situações sociais que o aluno vivencia. Também se apresentou no texto reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Financeira. Assim, identificamos que a Educação Financeira pode constituir-se como estratégia múltipla, isto é, estratégia de recrutamento, permanência e facilitadora da aprendizagem de Jovens e Adultos, além de evidenciar os limites e as contribuições da Educação Financeira nesta modalidade. Finaliza-se destacando que o Produto Educacional desenvolvido ao longo da pesquisa, contendo cinco atividades que relacionam Educação Financeira e Educação Matemática Crítica, disponível a quem possa interessar, pode ser considerado um recurso didático, sendo uma possibilidade de caminho aos docentes que desejam abordar a Educação Financeira na sala de aula da EJA, a partir de uma perspectiva crítica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática Crítica. Educação Financeira. Produto Educacional. Ensino Médio. | pt_BR |
Título: dc.title | ATIVIDADES ENVOLVENDO EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA JOVENS E ADULTOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto.pdf | 3,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744319/2/produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons