Guia para formação continuada: letramento científico e a temática tratamento de água: explorando ambientes de formação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional de Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPauli, Ricardo de-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Arleide Rosa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-12T18:13:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-12T18:13:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherRicardoDePauli.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744302-
Resumo: dc.description.abstractAs discussões acerca de Alfabetização e Letramento no Brasil ganham novas perspectivas quando se trata da Educação Científica, onde são abordados os conceitos e objetivos da Alfabetização Científica e do Letramento Científico, especialmente para o ensino das Ciências da Natureza na Educação Básica. Muitos pesquisadores concordam que ser alfabetizado é diferente de ser letrado. Ser alfabetizado envolve saber ler e escrever, enquanto ser letrado significa usar essas habilidades de acordo com as demandas sociais. A Educação Científica é um elemento essencial para a cidadania plena, conforme preconizado pela Base Nacional Comum Curricular, destacando a importância de ser letrado cientificamente. Portanto, o ensino na Educação Básica deve ter o compromisso de formar cidadãos letrados cientificamente, o qual exige planejamento e práticas pedagógicas adequadas para esse objetivo. Para isso é necessário uma permanente formação continuada dos professores responsáveis pelo ensino das Ciências da Natureza na Educação Básica, onde as práticas pedagógicas planejadas e desenvolvidas sejam alvos de reflexões, adequações e atualizações para promover o Letramento Científico dos alunos nos processos de ensino e de aprendizagem. A fim de contribuir na formação de professores para o ensino de Ciências da Natureza promotor do Letramento Científico, produzimos este material para ser utilizado como guia para um curso de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica a partir da temática tratamento de água. Esta obra trata-se de um Produto Educacional, constituindo parte da pesquisa de dissertação intitulada “Formação continuada de professores com foco no Letramento Científico: explorando ambientes para o desenvolvimento profissional”, desenvolvida pelo Prof. Mestrando Ricardo de Pauli, sob a orientação da Profa. Dra. Arleide Rosa da Silva, no contexto do Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) – Mestrado Profissional, da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Este material foi aplicado durante esta pesquisa, avaliado e aprovado por banca de defesa de dissertação, composta pela Profa. orientadora deste trabalho, pela Profa. Dra. Daniela Tomio, da FURB e pelo Prof. Dr. Leandro Duso, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.545 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professores;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento científicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes de formaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTratamento de águapt_BR
Título: dc.titleGuia para formação continuada: letramento científico e a temática tratamento de água: explorando ambientes de formaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons