Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pauli, Ricardo de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Arleide Rosa da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-12T18:13:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-12T18:13:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | RicardoDePauli.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744302 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As discussões acerca de Alfabetização e Letramento no Brasil ganham novas perspectivas quando se trata da Educação Científica, onde são abordados os conceitos e objetivos da Alfabetização Científica e do Letramento Científico, especialmente para o ensino das Ciências da Natureza na Educação Básica. Muitos pesquisadores concordam que ser alfabetizado é diferente de ser letrado. Ser alfabetizado envolve saber ler e escrever, enquanto ser letrado significa usar essas habilidades de acordo com as demandas sociais. A Educação Científica é um elemento essencial para a cidadania plena, conforme preconizado pela Base Nacional Comum Curricular, destacando a importância de ser letrado cientificamente. Portanto, o ensino na Educação Básica deve ter o compromisso de formar cidadãos letrados cientificamente, o qual exige planejamento e práticas pedagógicas adequadas para esse objetivo. Para isso é necessário uma permanente formação continuada dos professores responsáveis pelo ensino das Ciências da Natureza na Educação Básica, onde as práticas pedagógicas planejadas e desenvolvidas sejam alvos de reflexões, adequações e atualizações para promover o Letramento Científico dos alunos nos processos de ensino e de aprendizagem. A fim de contribuir na formação de professores para o ensino de Ciências da Natureza promotor do Letramento Científico, produzimos este material para ser utilizado como guia para um curso de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica a partir da temática tratamento de água. Esta obra trata-se de um Produto Educacional, constituindo parte da pesquisa de dissertação intitulada “Formação continuada de professores com foco no Letramento Científico: explorando ambientes para o desenvolvimento profissional”, desenvolvida pelo Prof. Mestrando Ricardo de Pauli, sob a orientação da Profa. Dra. Arleide Rosa da Silva, no contexto do Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) – Mestrado Profissional, da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Este material foi aplicado durante esta pesquisa, avaliado e aprovado por banca de defesa de dissertação, composta pela Profa. orientadora deste trabalho, pela Profa. Dra. Daniela Tomio, da FURB e pelo Prof. Dr. Leandro Duso, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.545 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento científico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes de formação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tratamento de água | pt_BR |
Título: dc.title | Guia para formação continuada: letramento científico e a temática tratamento de água: explorando ambientes de formação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RicardoDePauli.pdf | 4.54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744302/2/RicardoDePauli.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons