ENCONTROS DO GRUPO COLABORATIVO MATEMÁTICA – UFV-CAF

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLemos, Daiana Cristina-
Autor(es): dc.contributor.authorLobato, Lúcia Helena dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-12T13:11:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-12T13:11:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-31-
identificador: dc.identifier.otherENCONTROS DO GRUPO COLABORATIVO MATEMÁTICA – UFV-CAFpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744298-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho teve como propósito compreender a formação inicial ofertada aos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal (UFV/CAF), suas contribuições e limitações no que tange aos saberes e ao desenvolvimento profissional docente. Essa investigação se enquadra no campo das pesquisas qualiquantitativas, buscando responder à seguinte questão norteadora: quais as contribuições e limitações da formação inicial no curso de Licenciatura em Matemática da UFV/CAF para o desenvolvimento profissional docente? Como aporte teórico, utilizamos Shulman (1986; 1987) no que se refere à base de conhecimentos para a docência. Os participantes da pesquisa foram os egressos do curso de Licenciatura em Matemática da UFV – Campus Florestal, que concluíram o curso entre 2013 e 2019. Realizamos a coleta de dados por meio de questionários, entrevistas via Plataforma Google meet e análise documental dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC). Buscamos identificar, nos PPC, os “espaços” destinados aos saberes docentes e ao desenvolvimento profissional e com a ajuda do questionário fizemos a validação dos dados dos PPC. O perfil dos egressos foi delineado a partir dos questionários que, complementado pelas entrevistas, contribuíram para entendermos como se deu a formação inicial e sua influência para (e no) exercício da profissão docente. Para análise dos dados coletados, fizemos uma adaptação dos quadros de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Dados das entrevistas demonstram limitações em relação ao conhecimento pedagógico do conteúdo, principalmente com relação ao lidar com os diversos perfis de alunos e na relação teoria e prática. Em contrapartida, o conhecimento do conteúdo e os projetos de extensão foram considerados importantes contribuições. Os fatores apontados como insuficientes durante a formação estão atrelados à base de conhecimento para a docência e ao desenvolvimento profissional. Nesse sentido, como produto educacional, estruturamos um Grupo Colaborativo Matemática na UFV-CAF, por meio do qual foram proporcionados momentos de trocas de experiências e aprendizados, com o intuito de auxiliar a formação inicial e continuada, tanto nos quesitos considerados positivos quanto naqueles apontados como deficitários pelos egressos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectConhecimentos para a docência; Grupo Colaborativo; Licenciatura em Matemática.pt_BR
Título: dc.titleENCONTROS DO GRUPO COLABORATIVO MATEMÁTICA – UFV-CAFpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
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