Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário de Volta Redonda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pinto, / Austrogésio Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA CUNHA, ANA PAULA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA SANCHES, CARLOS ALBERTO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-11T20:27:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-11T20:27:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional_E-book Digital_Accountability em Pauta | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744286 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa apresentada aborda a temática das Políticas educacionais e particularmente, a aplicabilidade da accountability: o ato de um agente público formal prestar contas a sociedade. Tendo como pano de fundo o contexto brasileiro nesta pesquisa, as questões que perpassam o conceito de accountability aqui tratado, lança um olhar sobre como as escolas públicas da educação básica lidam com tal conceito. O objetivo desta pesquisa foi estruturar um material pedagógico de cunho reflexivo/preventivo, fundamentado no conceito de accountability para gestores e docentes de escolas públicas da educação básica. O método empregado foi uma revisão integrativa de literatura por meio de consultas a plataforma REDALYC e Portal de Periódicos CAPES/MEC. Considerou-se no primeiro momento, os seguintes descritores como critério de inclusão: educação básica, accountability, transparência e prestação de contas, em artigos disponíveis na língua portuguesa, com o período de publicação entre 2010-2020. O produto educacional (PE) elaborado baseou-se na análise da revisão e na seleção de casos divulgados em reportagens veiculadas em jornal (impresso e digital; na Folha de São Paulo e O Globo) com a temática de ‘desvios de recursos financeiros de escolas públicas’. | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas de Accountability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da Modificabilidade | - |
Título: dc.title | Roteiros de trabalhos com gestores e professores de escolas públicas: a accountability em pauta. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Orientação de Pesquisa | - |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons