Roteiros de trabalhos com gestores e professores de escolas públicas: a accountability em pauta.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Universitário de Volta Redonda-
Autor(es): dc.contributor.authorPinto, / Austrogésio Rocha-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA CUNHA, ANA PAULA-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA SANCHES, CARLOS ALBERTO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-11T20:27:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-11T20:27:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-30-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional_E-book Digital_Accountability em Pauta-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744286-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa apresentada aborda a temática das Políticas educacionais e particularmente, a aplicabilidade da accountability: o ato de um agente público formal prestar contas a sociedade. Tendo como pano de fundo o contexto brasileiro nesta pesquisa, as questões que perpassam o conceito de accountability aqui tratado, lança um olhar sobre como as escolas públicas da educação básica lidam com tal conceito. O objetivo desta pesquisa foi estruturar um material pedagógico de cunho reflexivo/preventivo, fundamentado no conceito de accountability para gestores e docentes de escolas públicas da educação básica. O método empregado foi uma revisão integrativa de literatura por meio de consultas a plataforma REDALYC e Portal de Periódicos CAPES/MEC. Considerou-se no primeiro momento, os seguintes descritores como critério de inclusão: educação básica, accountability, transparência e prestação de contas, em artigos disponíveis na língua portuguesa, com o período de publicação entre 2010-2020. O produto educacional (PE) elaborado baseou-se na análise da revisão e na seleção de casos divulgados em reportagens veiculadas em jornal (impresso e digital; na Folha de São Paulo e O Globo) com a temática de ‘desvios de recursos financeiros de escolas públicas’.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas de Accountability-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da Modificabilidade-
Título: dc.titleRoteiros de trabalhos com gestores e professores de escolas públicas: a accountability em pauta.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrientação de Pesquisa-
Vinculação:: dc.uab.SNuab-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons