ALFABETIZAÇÃO MULTIMODAL NO SÉCULO XXI: PERSPECTIVAS EMERGENTES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber.pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva, Francimar Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorSiqueira, Cristiano do Nascimento-
Autor(es): dc.contributor.authorNeto, Arlindo Trindade Soares-
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Telma Silva de Paula-
Autor(es): dc.contributor.authorde Oliveira, Laura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-11T20:21:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-11T20:21:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/476-
identificador: dc.identifier.otherALFABETIZAÇÃO MULTIMODAL NO SÉCULO XXI: PERSPECTIVAS EMERGENTES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744285-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo investiga a alfabetização multimodal no contexto do século XXI, considerando suas perspectivas emergentes e desafios contemporâneos. A alfabetização multimodal é entendida como a capacidade de compreender e produzir textos em diversas modalidades, como texto escrito, imagens, áudio e vídeo. A pesquisa aborda a importância crescente dessa forma de alfabetização em um mundo cada vez mais digital e multimodal. São discutidas as implicações dessas mudanças para educadores e políticas educacionais. A metodologia inclui revisão de literatura recente e análise crítica de dados empíricos relacionados à alfabetização multimodal. Os resultados destacam a necessidade de uma abordagem integrada e inclusiva para a alfabetização no século XXI, que reconheça as múltiplas formas de comunicação e expressão como parceiras necessárias para o processo da alfabetização multimodal, neste artigo, abordou-se, de maneira sucinta o termo perspectivas emergentes diante dos desafios contemporâneos da alfabetização multimodal, assim, consequentemente, o quanto a referida ciência é fundamental e que esteja atrelada ao processo do trabalho do educador alfabetizador. Entre os autores que contribuíram para elaboração desta pesquisa estão: Barton, D., & Hamilton, M. (2018); Comber, B., & Simpson, A. (2020); Kress, G., & Jewitt, C. (2017) e Lankshear, C., & Knobel, M. (2016) ), entre outros , os quais tratam em suas obras importantes conceitos sobre o tema.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Idioma: dc.language.isoenpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Multimodal, Século XXI, Desafios Contemporâneospt_BR
Título: dc.titleALFABETIZAÇÃO MULTIMODAL NO SÉCULO XXI: PERSPECTIVAS EMERGENTES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOSpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons