REFLEXÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO CICLO ESCOLAR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber.pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Telma Silva de Paula-
Autor(es): dc.contributor.authorHonório, Valdirene Andrade-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva, Francimar Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorNeto, Arlindo Trindade Soares-
Autor(es): dc.contributor.authorSIQUEIRA, CRISTIANO DO NASCIMENTO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-11T20:51:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-11T20:51:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/478-
identificador: dc.identifier.otherREFLEXÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO CICLO ESCOLARpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744265-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo propõe uma reflexão sobre as metodologias ativas e a alfabetização no primeiro ciclo escolar do ensino fundamental. As metodologias ativas se constituem como estratégias de ensino que potencializam o processo de ensino e aprendizagem, viabilizam o protagonismo do aluno e a aprendizagem ativa, colaborativa e significativa. A pesquisa aborda a aplicação das metodologias ativas no processo de alfabetização no primeiro ciclo escolar da educação básica. São analisadas as implicações do uso das metodologias na alfabetização, bem como os ganhos e as vantagens dessa proposta de ensino no desenvolvimento das competências de leitura e escrita. A metodologia abrange uma revisão da literatura recente e a análise de dados e estatísticas relacionados à alfabetização no primeiro ciclo escolar. Os resultados apontam como as metodologias ativas têm potencial para aprimorar e potencializar o processo de alfabetização, viabilizando a conquista e o desenvolvimento da habilidade de ler, escrever e interpretar dos alunos, em um processo de alfabetização e letramento potente e significativo. Dentre os autores que fundamentaram essa pesquisa, podemos citar: Barbosa (2003), Cagliari (1999), Novóa (2002), Pérez (2008), Valente (2018), Vigotsky (1991), dentre outros, os quais abordam em suas obras conceitos e informações importantes sobre o tema em questãopt_BR
Tamanho: dc.format.extent5mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Idioma: dc.language.isoenpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização, Metodologias ativas, Educação básicapt_BR
Título: dc.titleREFLEXÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO CICLO ESCOLARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons