Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber. | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Castro, Telma Silva de Paula | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Honório, Valdirene Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor.author | da Silva, Francimar Maria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Neto, Arlindo Trindade Soares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SIQUEIRA, CRISTIANO DO NASCIMENTO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-11T20:51:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-11T20:51:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/478 | - |
identificador: dc.identifier.other | REFLEXÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO CICLO ESCOLAR | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744265 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este artigo propõe uma reflexão sobre as metodologias ativas e a alfabetização no primeiro ciclo escolar do ensino fundamental. As metodologias ativas se constituem como estratégias de ensino que potencializam o processo de ensino e aprendizagem, viabilizam o protagonismo do aluno e a aprendizagem ativa, colaborativa e significativa. A pesquisa aborda a aplicação das metodologias ativas no processo de alfabetização no primeiro ciclo escolar da educação básica. São analisadas as implicações do uso das metodologias na alfabetização, bem como os ganhos e as vantagens dessa proposta de ensino no desenvolvimento das competências de leitura e escrita. A metodologia abrange uma revisão da literatura recente e a análise de dados e estatísticas relacionados à alfabetização no primeiro ciclo escolar. Os resultados apontam como as metodologias ativas têm potencial para aprimorar e potencializar o processo de alfabetização, viabilizando a conquista e o desenvolvimento da habilidade de ler, escrever e interpretar dos alunos, em um processo de alfabetização e letramento potente e significativo. Dentre os autores que fundamentaram essa pesquisa, podemos citar: Barbosa (2003), Cagliari (1999), Novóa (2002), Pérez (2008), Valente (2018), Vigotsky (1991), dentre outros, os quais abordam em suas obras conceitos e informações importantes sobre o tema em questão | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização, Metodologias ativas, Educação básica | pt_BR |
Título: dc.title | REFLEXÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO CICLO ESCOLAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons