Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber. | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Tavares, Paulo Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-11T17:16:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-11T17:16:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/91 | - |
identificador: dc.identifier.other | CIDADANIA DIGITAL NAS ESCOLAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744259 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo geral deste artigo é refletir sobre o conceito de cidadania digital em contexto de Educação. De maneira específica, pretende-se investigar os principais aspectos teóricos e legais que envolvem a cidadania digital; como esse conceito pode ser aplicado no processo de ensino e de aprendizagem; a importância de trabalhá-lo em ambiente escolar e os seus possíveis resultados à formação crítica do estudante. A metodologia aplicada é a de revisão narrativa de literatura. A pesquisa se justifica por ser um tema de dimensões sociais, políticas, educacionais e jurídicas, pois embora o mundo virtual aconteça dentro de uma tela, ele se relaciona diretamente com a dinâmica concreta da sociedade. Não se trata, portanto, de um ambiente alheio à vida social, mas constituinte da mesma, e dessa forma, submetido a regras e normas de conduta sociais, com as quais os indivíduos precisam aprender a lidar. A simples incorporação de tecnologias em contexto escolar não é suficiente para que haja condições de exercício pleno da cidadania digital, essa pressupõe o uso crítico dos recursos tecnológicos, que por sua vez, demanda educação digital, no sentido de capacitar os sujeitos para que esses desenvolvam competências e habilidades técnicas, como também leitura crítica de mundo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania Digital. Educação Digital. Segurança Digital. | pt_BR |
Título: dc.title | CIDADANIA DIGITAL NAS ESCOLAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons