
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | ÁLVAREZ, JONATHAN MALLADA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-11T04:10:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-11T04:10:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-09 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744193 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A finales del siglo XIX y principios del XX, el Género Chico gozó de una inmensa popularidad, prácticamente monopolizando las opciones de ocio musical del público madrileño. En este sentido, varios espacios adquirieron una relevancia extraordinaria –a nivel cultural y social– así como una identidad propia. Un caso paradigmático es el teatro Apolo, considerado la “Catedral” del Género Chico por el papel que jugó en el asentamiento y expansión de este particular formato teatral. A pesar de la importancia de este teatro, ya desaparecido, donde se estrenaron obras que aún hoy perduran en el canon musical –casos de El dúo de La africana (1893), La verbena de La Paloma (1894) o La revoltosa (1897)–, hasta la fecha, los trabajos que se aproximan a su estudio son escasos y poco concluyentes, sin definir de forma adecuada los elementos constitutivos de su inmenso éxito y dejando de lado una extensa nómina de fracasos en sus temporadas iniciales. Para la elaboración de este artículo nos hemos centrado en la consulta y análisis de las fuentes hemerográficas, particularmente en los periódicos de mayor tirada e importancia –La Correspondencia de España, La Época, La Iberia y El Imparcial– en el periodo abordado con la finalidad de elaborar un discurso múltiple y plural sobre la temporada teatral 1885-1886 en el coliseo de la calle Alcalá. De este modo, aportamos una serie de factores estratégicos –ausencia de una sólida dirección artística, feroz competencia teatral e incertidumbre política y social– que determinaron el escaso éxito que el Apolo obtuvo hasta esa fecha. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | zarzuela | pt_BR |
| Título: dc.title | LOS INICIOS DE LA CATEDRAL DEL GÉNERO CHICO: LA TEMPORADA 1885-1886 EN EL TEATRO APOLO DE MADRID (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: