TÉCNICA STOP MOTION DE ANIMAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLuiz, Crissiane L.-
Autor(es): dc.contributor.authorStange, Carlos E. B.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-10T22:52:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-10T22:52:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Técnica Stop Motionpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744191-
Resumo: dc.description.abstractO termo cultura digital ganhou ênfase na Base Nacional Comum Curricular devido a grande utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) no meio social. Essa nova linguagem multimodal estabelecida reflete no processo de ensino onde grande quantidade de informações podem ser acessadas em uma fração de segundos. Esse cenário leva os professores a refletirem suas práticas em sala de aula e buscar opções de metodologias que sensibilizem os estudantes ao processo de aprendizagem. Considerando esta problemática, foi aplicado um Curso de Extensão denominado: TÉCNICA Stop Motion DE ANIMAÇÃO E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA com carga horária de 40h, junto a acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, Licenciatura presencial da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). O referido curso teve como objetivo contribuir para a formação inicial de professores propiciando um ambiente cognitivo a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e de exercícios para a aquisição e desenvolvimento de habilidades específicas para o uso da técnica de animação Stop Motion. A presente pesquisa teve uma abordagem quali-quantitava na modalidade de pesquisa participante e foi validada, aprimorada e finalizada com base nos dados coletados durante a execução do curso de extensão. Foram aplicados pré e pós- testes, e para averiguar indícios de aprendizagem significativa sobre os conceitos do curso. Os participantes responderam, também, a questionários ao final de cada módulo e produziram e apresentaram animações além de uma produção textual. A análise de dados a partir do pré e pós testes ocorreu através da Proposta de um Modelo Estrutural descritivo de testes que demonstrou em todas as questões propostas resultados de uma evolução conceitual positiva, depreendendo-se desta forma, indícios de aprendizagem e assimilação de conceitos em conformidade a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e a Técnica Stop Motion de animação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent717 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’s)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnimaçãopt_BR
Título: dc.titleTÉCNICA STOP MOTION DE ANIMAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeanimaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação em ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineBiologiapt_BR
Aparece nas coleções:Animação


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons