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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber. | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | do Nascimento, Maria Irenilce | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | dos Santos, Sonia Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-10T20:23:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-10T20:23:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/439 | - |
| identificador: dc.identifier.other | As práticas de leitura e produção textual em interfaces no cenário escolar: promoção da consistência argumentativa para a Redação/ENEM | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744187 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A prática da leitura e da escrita, em todas as etapas da escolaridade, deixa claro uma referência fundamental para o enriquecimento da produção textual de diferentes gêneros e obviamente como suporte favorecedor no desenvolvimento de competências para a escrita do texto dissertativo argumentativo, tipologia cobrada na Redação do ENEM. A prova, com certo aspecto subjetivo, é regida por regras próprias, em que são consideradas algumas competências textuais referentes aos padrões da norma escrita, à tipologia de texto, à estrutura argumentativa, à construção da proposta de intervenção, à temática proposta. Foi, pois, considerando as particularidades e complexidade desta tipologia, relativa à construção de argumentos e sua exposição, ao cenário escolar, no que se refere às dificuldades do ensino-aprendizagem dessa modalidade, aos alunos com diferentes níveis de escrita e argumentação, aos professores com carga horária extensa e sem condições de desenvolverem feedbacks individuais e produtivos para os trabalhos escritos em sala, que nos debruçamos a refletir, a compreender se as estratégias pedagógicas convergem para o aprimoramento de mecanismos que orientam e fomentam a consistência argumentativa para a Redação do ENEM e de que modo os estudantes vivenciam o processo da escrita mediado pela leitura. Elegemos como procedimento metodológico a pesquisa de natureza qualitativa de base documental bibliográfica. Como sustentação teórica, utilizamos: Kleiman (1995), os PCNs (1997), Coracini (2002), Marcuschi (2008), dentre outros. Os resultados mostram que o trabalho com as competências de leitura e escrita em sala de aula, na promoção da consistência argumentativa para a Redação/ENEM ainda é deficitário. Nesse sentido, fica claro o quão é necessário incentivar os alunos à pratica da leitura e da escrita e contribuir a fim de que a prática do professor seja eficaz, doravante um ensino que priorize a leitura, a análise e a produção de textos dissertativos significativos, estruturados a partir da argumentação autoral e consistente. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura e produção textual; cenário escolar; consistência argumentativa; Redação/ENEM | pt_BR |
| Título: dc.title | As práticas de leitura e produção textual em interfaces no cenário escolar: promoção da consistência argumentativa para a Redação/ENEM | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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