DESAFIOS NA EDUCAÇÃO MODERNA POR HANNAH ARENDT RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber.pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFalcão, Elza Ribeiro Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-10T19:09:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-10T19:09:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/78-
identificador: dc.identifier.otherDESAFIOS NA EDUCAÇÃO MODERNA POR HANNAH ARENDT RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO BRASILEIRApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744184-
Resumo: dc.description.abstractEste escrito tem como objetivo trazer uma análise crítica da obra “A Crise na Educação” de Hannah Arendt, focalizando a decadência educacional nos Estados Unidos como uma faceta intrínseca dos desafios enfrentados no século XX, alinhando suas percepções a realidade brasileira. A autora ressalta a contínua deterioração dos padrões educacionais como uma ameaça latente, enquanto critica a ilusão de forjar um novo mundo por meio da educação, incluindo uma exploração da influência da igualdade na sociedade americana. A abordagem metodológica adotada trata-se de análise bibliográfica, por meio da utilização de argumentos históricos, filosóficos e sociológicos extraídos da pretensa obra. Enfatiza-se o quão relevantes são essas características nos dias atuais frente às necessidades de mudanças no sistema educacional brasileiro. O propósito desta pesquisa é contribuir para uma melhor compreensão da obra de Arendt, concedendo um embasamento teórico sólido voltado às reflexões contemporâneas sobre os obstáculos presentes no cenário educacional do Brasil. Sua análise transcende a mera revisão bibliográfica ao propor relevantes abordagens para as áreas da educação. Logo, o artigo é organizado em dois momentos distintos, um em que faz a análise da obra de Hannah Arendt, e outro que traz essa realidade para o contexto educacional brasileiro.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Idioma: dc.language.isoenpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCrise na Educação, Reflexões Contemporâneas, Hannah Arendtpt_BR
Título: dc.titleDESAFIOS NA EDUCAÇÃO MODERNA POR HANNAH ARENDT RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO BRASILEIRApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons