PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO INTEGRADO: ESTRATÉGIAS PARA O CURSO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE - IFSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorREZENDE, MONIQUE GRAZIELLA CRUZ-
Autor(es): dc.contributor.authorFERRETE, RODRIGO BOZI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-09T23:06:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-09T23:06:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-27-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_MONIQUE REZENDEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744156-
Resumo: dc.description.abstractA prática interdisciplinar no ensino médio integrado se constitui uma oportunidade de integrar a educação básica com a técnica, por isso as instituições que ofertam essa modalidade de ensino devem oferecer todas as possibilidades para que essa integração logre o êxito esperado, inclusive viabilizar espaços e momentos para que as práticas interdisciplinares ocorram. Dessa forma, a presente pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), teve por objetivo analisar uma estratégia para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares no Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Eletrotécnica do IFS/Campus Aracaju que possibilitasse maior interação e comunicação entre os docentes. Para esse propósito foi elaborado um produto educacional que objetivou a criação de um ambiente virtual no Google Classroom, para utilização entre docentes do curso visando um maior diálogo entre os mesmos. A discussão teórica foi conduzida a partir dos conceitos de interdisciplinaridade e sua utilização na área educacional, normativos vigentes da educação que fundamentaram a concepção do ensino médio integrado, histórico da EPT e sua relação com a interdisciplinaridade. Quanto ao percurso metodológico, é uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa que tem como procedimento a pesquisa-ação. Em relação aos instrumentos de coleta de dados foram utilizados: a pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e questionário avaliativo. Os dados obtidos nas entrevistas foram analisados segundo a análise de conteúdo proposta por Bardin apoiada pelo uso do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaire (IRAMUTEQ), versão 0.7. Após a análise dos resultados deste estudo, tornou-se evidente a presença de desafios significativos no que diz respeito à interação e comunicação entre os docentes do curso. Além disso, identificou-se a urgente necessidade de apoio institucional, com a revisão das regulamentações, a fim de promover o desenvolvimento de práticas interdisciplinares. Essa promoção poderia ser realizada através da incorporação de momentos específicos, definidos institucionalmente, destinados aos docentes com o propósito de facilitar a integração curricular. Além dessas questões, foram observados outros obstáculos que dificultam a implementação da prática interdisciplinar, como a falta de familiaridade e habilidade dos docentes no uso de ferramentas que poderiam otimizar suas práticas interdisciplinares, a alta carga horária e a grande quantidade de conteúdo a ser abordado em um curto período de tempo durante a formação dos estudantes. No entanto, é importante frisar que os docentes reconhecem a necessidade de desenvolver práticas interdisciplinares, dentro das possibilidades existentes. Contudo, ainda existe uma lacuna entre as diretrizes estabelecidas nos regulamentos e a realidade praticada em sala de aula, o que destaca a necessidade de uma harmonização mais eficaz entre as normas institucionais e a execução das atividades no contexto educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4021 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPrática Interdisciplinarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Título: dc.titlePRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO INTEGRADO: ESTRATÉGIAS PARA O CURSO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPT - IFSpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE SERGIPEpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
Dissertação_MONIQUE REZENDE.pdfDISSERTAÇÃO DE MESTRADO PROFEPT IFS4,02 MBAdobe PDF/bitstream/capes/744156/2/Dissertação_MONIQUE REZENDE.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons