Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE - IFS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | REZENDE, MONIQUE GRAZIELLA CRUZ | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FERRETE, RODRIGO BOZI | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-09T23:06:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-09T23:06:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_MONIQUE REZENDE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744156 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A prática interdisciplinar no ensino médio integrado se constitui uma oportunidade de integrar a educação básica com a técnica, por isso as instituições que ofertam essa modalidade de ensino devem oferecer todas as possibilidades para que essa integração logre o êxito esperado, inclusive viabilizar espaços e momentos para que as práticas interdisciplinares ocorram. Dessa forma, a presente pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), teve por objetivo analisar uma estratégia para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares no Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Eletrotécnica do IFS/Campus Aracaju que possibilitasse maior interação e comunicação entre os docentes. Para esse propósito foi elaborado um produto educacional que objetivou a criação de um ambiente virtual no Google Classroom, para utilização entre docentes do curso visando um maior diálogo entre os mesmos. A discussão teórica foi conduzida a partir dos conceitos de interdisciplinaridade e sua utilização na área educacional, normativos vigentes da educação que fundamentaram a concepção do ensino médio integrado, histórico da EPT e sua relação com a interdisciplinaridade. Quanto ao percurso metodológico, é uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa que tem como procedimento a pesquisa-ação. Em relação aos instrumentos de coleta de dados foram utilizados: a pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e questionário avaliativo. Os dados obtidos nas entrevistas foram analisados segundo a análise de conteúdo proposta por Bardin apoiada pelo uso do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaire (IRAMUTEQ), versão 0.7. Após a análise dos resultados deste estudo, tornou-se evidente a presença de desafios significativos no que diz respeito à interação e comunicação entre os docentes do curso. Além disso, identificou-se a urgente necessidade de apoio institucional, com a revisão das regulamentações, a fim de promover o desenvolvimento de práticas interdisciplinares. Essa promoção poderia ser realizada através da incorporação de momentos específicos, definidos institucionalmente, destinados aos docentes com o propósito de facilitar a integração curricular. Além dessas questões, foram observados outros obstáculos que dificultam a implementação da prática interdisciplinar, como a falta de familiaridade e habilidade dos docentes no uso de ferramentas que poderiam otimizar suas práticas interdisciplinares, a alta carga horária e a grande quantidade de conteúdo a ser abordado em um curto período de tempo durante a formação dos estudantes. No entanto, é importante frisar que os docentes reconhecem a necessidade de desenvolver práticas interdisciplinares, dentro das possibilidades existentes. Contudo, ainda existe uma lacuna entre as diretrizes estabelecidas nos regulamentos e a realidade praticada em sala de aula, o que destaca a necessidade de uma harmonização mais eficaz entre as normas institucionais e a execução das atividades no contexto educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4021 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Interdisciplinar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Título: dc.title | PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO INTEGRADO: ESTRATÉGIAS PARA O CURSO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT - IFS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE SERGIPE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_MONIQUE REZENDE.pdf | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PROFEPT IFS | 4,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744156/2/Dissertação_MONIQUE REZENDE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons