Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Miranda, Gabriel Luiz de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Angélica Oliveira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-08T20:29:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-08T20:29:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Gabriel PE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744101 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional consiste em um protótipo de uma cartilha digital em forma de vídeo(material didático/Instrucional PPT1) que apresenta ao professor que atua em escolas quilombolas algumas possibilidades no planejamento das aulas de química e objetiva valorizar os saberes cotidianos e tradicionais dos alunos. O objetivo é apresentar possibilidades que visam o diálogo entre o ensino de química e os modos de pensar e formas de falar presentes em comunidades tradicionais. Para tal, utilizamos a proposta da teoria do perfil conceitual, que segundo Mortimer(1995) conceitos polissêmicos, ou seja, que possui vários significados podem problematizados e classificados em “zonas”, que são as diversas maneiras de se compreender este conceito atrelado ao contexto em que é utilizado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 580 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | CARTILHA DIGITAL PARA PROFESSORES QUE ATUAM EM ESCOLAS QUILOMBOLAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa de dissertação e Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Gabriel PE.pdf | 566.72 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744101/2/Gabriel PE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons