Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Metropolitana de Santos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Viviane Maria Borges de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Michel da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-08T15:12:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-08T15:12:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional. Viviane MB Almeida | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744083 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional é fruto da pesquisa do Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental, após a construção do aporte teórico, por meio da pesquisa-ação, teve por objetivo analisar como sete professoras de uma escola, localizada em bairro de alta vulnerabilidade social, atuam diante da avaliação como processo no período de alfabetização, elaborando estratégias e metodologias para realizar uma aprendizagem significativa, sendo este um processo produtivo e único pertencente ao ensino e à aprendizagem. Após a análise das entrevistas realizadas com as professoras que atuam no processo de alfabetização desvelou-se algumas necessidades acerca das discussões nas escolas, assim, esse produto educacional busca contribuir com alguns debates críticos acerca de práticas que valorizem os saberes dos estudantes, sendo uma proposta de formação docente, realizada por meio de Fichas Formativas destinadas para o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo, e servirá de subsídio para uso de um mediador para o trabalho com professores iniciantes na alfabetização. Palavras-chave: avaliação diagnóstica; formação do professor alfabetizador; alfabetização e letramento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,21 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação diagnóstica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação do professor alfabetizador | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização e Letramento | pt_BR |
Título: dc.title | PRODUTO EDUCACIONAL: FICHAS FORMATIVAS PARA ESTUDOS CONCERNENTES AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PARA HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional de Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional. Viviane MB Almeida.pdf | 2.26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744083/2/Produto Educacional. Viviane MB Almeida.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons