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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | MOURAD (ORG), LEONICE APARECIDA DE FÁTIMA ALVES PEREIRA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ONÇAY (ORG), SOLANGE TODERO VON | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA (ORG), HELLEN CRISTINA DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ALVES (ORG), CLEBES IOLANDA LEODICE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-08T14:09:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-08T14:09:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744079 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Quando nos debruçamos na história da educação brasileira, é possível verificar que o sistema educacional passou por inúmeras mudanças. No momento, a organização do sistema nacional e dos subsistemas estaduais, distrital e municipais é regido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), promulgada no ano de 1996. Tal normativa, regulamentou dispositivos contidos na Constituição Federal, de sorte a sistematizar a educação do país em níveis, etapas e modalidades educativas. Como níveis de educação temos o nível básico e o superior. Quanto às etapas da educação básica, temos educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Na educação superior encontramos graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnólogos) e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), de modo que para cada uma das etapas temos especificidades e demandas pedagógicas próprias. Já as modalidades são: Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Educação a Distância (EAD), Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola. Nesta obra, privilegiaremos as modalidades relacionadas a diversidade étnica-racial (Indígena e quilombola) e a educação do campo, visto que as mesmas se constituem com base na territorialização dos grupos sociais as quais as mesmas são destinadas. Referimos que áreas rurais, indígenas e quilombolas são territórios potencialmente educativos, sendo oportuno referir que concebemos a terra/território como o elemento articulador entre estes três grupos, constituindo-se desta forma como um princípio pedagógico, de modo que, atuar nestes espaços, implica conhecer e re-conhecer as lutas e demandas historicamente invisibilizadas, implicando na solidariedade e compartilhamento de suas especificidades. Referimos por fim que a territorialidade viabiliza a fruição compartilhada de conhecimentos de toda a ordem. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | MODALIDADES DE ENSINO TERRITORIALIZADAS: TEXTOS LEGAIS E OUTROS APONTAMENTOS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| MODALIDADES DE ENSINO TERRITORIALIZADAS.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744079/2/MODALIDADES DE ENSINO TERRITORIALIZADAS.pdfDownload |
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