Reflexões sobre currículo, educação profissional e ensino de história: o caso da Escola Técnica Estadual Henrique Lage

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Fernando Manoel Peres-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-08T12:57:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-08T12:57:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherReflexões sobre currículo, educação profissional e ensino de história: o caso da Escola Técnica Estadual Henrique Lagept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744077-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa analisa a importância da disciplina História no currículo do Ensino Médio, em um curso de formação técnica, no Estado do Rio de Janeiro. Focaliza as discussões em torno das políticas educacionais curriculares voltadas à realização da educação profissional e seus impactos na vida dos estudantes matriculados nessa etapa da educação básica, a partir do levantamento e diálogo com os referenciais teórico-metodológicos do campo da História e da Educação, mobilizados em pesquisas no ensino de História. A investigação foi realizada na Escola Técnica Estadual Henrique Lage, localizada no Município de Niterói/RJ, com base no currículo prescrito e na legislação educacional pertinente ao Ensino Médio brasileiro e educação profissional. Apresenta-se, como produto final, uma reflexão sobre o currículo da disciplina de História para o Curso Técnico de Construção Naval, que tenha como eixo articulador o Trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.467 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação profissionalpt_BR
Título: dc.titleReflexões sobre currículo, educação profissional e ensino de história: o caso da Escola Técnica Estadual Henrique Lagept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons