Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Hanashiro, Thiago Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-08T12:07:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-08T12:07:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Scholastique Mukasonga: uma escritora ruandense em uma sala de aula de História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744057 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho se realiza a partir do estudo das possibilidades didático-pedagógicas no Ensino e Aprendizagem em História da obra A mulher de pés descalços (2017), da escritora Scholastique Mukasonga. Considerando a potencialidade da narrativa de uma autora negra, mulher, africana e autorreconhecida como sobrevivente do genocídio perpetrado em seu país, Ruanda, o presente texto mobiliza conceitos a partir da História, da Memória e do Trauma Histórico, buscando entender as múltiplas importâncias de seus relatos para a construção de práticas identificadas com uma proposta de ensino e aprendizagem ancorada na Didática da História e, sobretudo, no conceito de Identidades Razoáveis. Em complemento, esta pesquisa versa sobre a elaboração e aplicação de uma sequência didática referente baseada na obra de Mukasonga em uma turma de terceira série do Ensino Médio. Por fim, analisa também os resultados dessa tentativa, refletindo sobre os desafios teóricos e práticos para consolidar a aliança entre a escrita feminina africana e o ensino de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.234 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | memória e identidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | trauma histórico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | didática da História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | consciência histórica | pt_BR |
Título: dc.title | Scholastique Mukasonga: uma escritora ruandense em uma sala de aula de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
THIAGO SILVA HANASHIRO_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744057/2/THIAGO SILVA HANASHIRO_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons