Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | dos Anjos, Moreira, Marli Duffles Donato Selma Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-06T22:21:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-06T22:21:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | História da matemática como recurso didático para o ensino da geometria: uma proposta para os anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744043 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto educacional utiliza a história da matemática como recurso didático para o ensino de geometria. O material é um produto da pesquisa de mestrado intitulada "Conhecendo Pitágoras: oficinas de formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o ensino de geometria". Este produto é composto por algumas sugestões de atividades para serem trabalhadas junto à história em quadrinhos “O homem que calculava: a história de Pitágoras”, que se encontra em anexo. O objetivo deste material é o de aproximar os estudos da geometria de seus fundamentos, ou seja, dos motivos que a fizeram ser criada. Além disso, a didática proposta se apoia na educação participativa, de modo que o aluno seja agente ativo no processo de sua aprendizagem e que instigue a curiosidade com atividades desafiadoras e descontraídas. A interatividade entre a história da matemática e a aprendizagem ativa é utilizada neste trabalho como um meio de despertar essa curiosidade nas crianças, principalmente a respeito do ensino de geometria. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores, História, Pitágoras | pt_BR |
Título: dc.title | História da matemática como recurso didático para o ensino da geometria: uma proposta para os anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional - Selma Anjos (1).pdf | 14,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744043/2/Produto educacional - Selma Anjos (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons