História da matemática como recurso didático para o ensino da geometria: uma proposta para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authordos Anjos, Moreira, Marli Duffles Donato Selma Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-06T22:21:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-06T22:21:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-15-
identificador: dc.identifier.otherHistória da matemática como recurso didático para o ensino da geometria: uma proposta para os anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744043-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto educacional utiliza a história da matemática como recurso didático para o ensino de geometria. O material é um produto da pesquisa de mestrado intitulada "Conhecendo Pitágoras: oficinas de formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o ensino de geometria". Este produto é composto por algumas sugestões de atividades para serem trabalhadas junto à história em quadrinhos “O homem que calculava: a história de Pitágoras”, que se encontra em anexo. O objetivo deste material é o de aproximar os estudos da geometria de seus fundamentos, ou seja, dos motivos que a fizeram ser criada. Além disso, a didática proposta se apoia na educação participativa, de modo que o aluno seja agente ativo no processo de sua aprendizagem e que instigue a curiosidade com atividades desafiadoras e descontraídas. A interatividade entre a história da matemática e a aprendizagem ativa é utilizada neste trabalho como um meio de despertar essa curiosidade nas crianças, principalmente a respeito do ensino de geometria.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores, História, Pitágoraspt_BR
Título: dc.titleHistória da matemática como recurso didático para o ensino da geometria: uma proposta para os anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons