Geometria e Arte: Desenvolvimento do pensamento geométrico e da criatividade, uma convergência possível

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBorges, Moreira, Marli Duffles Donato Patrícia Lúcio dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-06T22:03:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-06T22:03:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-10-
identificador: dc.identifier.otherGeometria e Arte: Desenvolvimento do pensamento geométrico e da criatividade, uma convergência possívelpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744042-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é um Produto Educacional vinculado à dissertação de mestrado intitulada “Geometria e Arte: Desenvolvimento do pensamento geométrico e da criatividade, uma convergência possível” do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Viçosa (UFV) sob a orientação da Profa. Dra. Marli Duffles D. Moreira. Este caderno didático propõe a utilização da arte para o ensino da geometria visando o desenvolvimento da criatividade dos estudantes da educação básica, com o intuito de tornar o processo de aprendizagem mais instigante e favorecer a interdisciplinaridade. Além disso, acreditamos que a arte pode ser uma aliada para o desenvolvimento da criatividade, habilidade que se mostra cada vez mais importante para o desenvolvimento humano. Durante a pesquisa, foram realizadas sete oficinas com alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais de uma escola pública de Minas Gerais, com atividades artísticas com o intuito de favorecer o desenvolvimento da criatividade e do pensamento geométrico. Os resultados obtidos na pesquisa nos apontam que a utilização da Arte para o ensino da Geometria pode ser uma estratégia eficiente, auxiliando no desenvolvimento do pensamento geométrico dos estudantes e também na afetividade em relação à matemática. Esperamos que este trabalho contribua para a prática docente, incentivando e influenciando professores a utilizarem a Arte em suas aulas, e que mostrem a Matemática para além da abordagem tecnicista, auxiliando também no desenvolvimento da criatividade dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática. Ensino Fundamental - Anos Finais. Van Hiele. Criatividade. Pensamento geométrico.pt_BR
Título: dc.titleGeometria e Arte: Desenvolvimento do pensamento geométrico e da criatividade, uma convergência possívelpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons