Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Ana Patricia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tomio, Daniela | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Schroeder, Edson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-06T12:22:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-06T12:22:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_biodiversidade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744038 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste livro digital são apresentados “caminhos” para elaboração de uma Atividade de Estudo para o ensino sobre a biodiversidade catarinense, com base na Teoria Histórico-Cultural e Teoria do Ensino Desenvolvimental. São propostos: 1) Caminhos pela biodiversidade catarinense: com informações para conhecer a importância e a necessidade de abordarmos sobre a biodiversidade de Santa Catarina na escola; 2) Caminhos teóricos de referência: com uma síntese de aspectos teóricos para conhecer/compreender a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria do Ensino Desenvolvimental, com Vigotski e Davidov. Também são apresentados o conceito e encaminhamentos para organização de uma Atividade de Estudo; 3) Caminhos teóricos nos conduzem à organização da prática: com a descrição das etapas para organização de uma Atividade de Estudo, considerando as cinco ações mentais; 4) Registros do caminho e do caminhar em uma Atividade de Estudo: com a inclusão do portfólio construído com uma turma do 6º ano para compartilhar com outros estudantes sobre as suas aprendizagens na Atividade de Estudo sobre a Biodiversidade Catarinense. Também, são apresentados alguns materiais complementares que podem enriquecer a Atividade de Estudo; 5) Na mochila para caminhar .... algumas leituras: com dicas de leituras complementares sobre o tema. Busca-se com este material didático contribuir aos professores para ressignificarem práticas educativas na escola, em contextos de Educação Não Formal e em percursos de formação (inicial e continuada) docente, tendo como foco aprender sobre a diversidade catarinense. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,96 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Documento do Adobe Acrobat (.pdf) | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade de Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Biodiversidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Santa Catarina | pt_BR |
Título: dc.title | Caminhos para aprender sobre a Biodiversidade Catarinense com uma Atividade de Estudo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPGECIM FURB | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Biodiversidade.pdf | 4,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744038/1/Produto_Biodiversidade.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: