Caminhos para aprender sobre a Biodiversidade Catarinense com uma Atividade de Estudo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional de Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Ana Patricia-
Autor(es): dc.contributor.authorTomio, Daniela-
Autor(es): dc.contributor.authorSchroeder, Edson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-06T12:22:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-06T12:22:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-02-
identificador: dc.identifier.otherProduto_biodiversidadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744038-
Resumo: dc.description.abstractNeste livro digital são apresentados “caminhos” para elaboração de uma Atividade de Estudo para o ensino sobre a biodiversidade catarinense, com base na Teoria Histórico-Cultural e Teoria do Ensino Desenvolvimental. São propostos: 1) Caminhos pela biodiversidade catarinense: com informações para conhecer a importância e a necessidade de abordarmos sobre a biodiversidade de Santa Catarina na escola; 2) Caminhos teóricos de referência: com uma síntese de aspectos teóricos para conhecer/compreender a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria do Ensino Desenvolvimental, com Vigotski e Davidov. Também são apresentados o conceito e encaminhamentos para organização de uma Atividade de Estudo; 3) Caminhos teóricos nos conduzem à organização da prática: com a descrição das etapas para organização de uma Atividade de Estudo, considerando as cinco ações mentais; 4) Registros do caminho e do caminhar em uma Atividade de Estudo: com a inclusão do portfólio construído com uma turma do 6º ano para compartilhar com outros estudantes sobre as suas aprendizagens na Atividade de Estudo sobre a Biodiversidade Catarinense. Também, são apresentados alguns materiais complementares que podem enriquecer a Atividade de Estudo; 5) Na mochila para caminhar .... algumas leituras: com dicas de leituras complementares sobre o tema. Busca-se com este material didático contribuir aos professores para ressignificarem práticas educativas na escola, em contextos de Educação Não Formal e em percursos de formação (inicial e continuada) docente, tendo como foco aprender sobre a diversidade catarinense.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,96 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeDocumento do Adobe Acrobat (.pdf)pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividade de Ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiodiversidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSanta Catarinapt_BR
Título: dc.titleCaminhos para aprender sobre a Biodiversidade Catarinense com uma Atividade de Estudopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGECIM FURBpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais