Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, João Ananias de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | da Silva, Edmilson Galdino | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Souza, Maria Jocelia Xavier | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-05T19:03:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-05T19:03:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/370 | - |
identificador: dc.identifier.other | ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA COMO PRÉ-REQUISITO PARA UMA FORMAÇÃO ADEQUADA DO ALUNO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744026 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Será discorrido nesse artigo a temática da alfabetização na idade certa, e a sua importância para uma formação adequada do aluno dentro da educação básica. O trabalho trata-se de uma revisão de literatura balizada em autores que possuíam produções relevantes dentro da área de interesse deste trabalho. A hipótese aqui levantada é até que ponto a alfabetização é um pré-requisito para o processo de formação do educando para as demais etapas que compõem a educação básica. Os objetivos aqui almejados são os de discutir a importância da alfabetização na idade certa para o desenvolvimento do aluno nas demais etapas de escolarização; debater acerca de como estes processos se desenvolvem, dialogar como ocorrem e são entendidos pelos alunos. Estruturou-se o trabalho em três subtópicos, que um a um, foram desenvolvendo e qualificando a produção aqui apresentada. O primeiro subtópico se debruçou sobre ao conceito geral de alfabetização, o segundo discorreu sobre como a alfabetização ocorre, finalizando com o terceiro tópico que nos apresenta a importância deste processo para a vida do aluno. Vimos então que a alfabetização na idade certa é, na sociedade atual, mais do que somete fazer com que o aluno consiga juntar sílabas e ler palavras, ela tem a capacidade de apresentar um mundo amplo e conectado, onde a leitura e, principalmente, a interpretação do que lhe é apresentado é de extrema importância. Assim, a alfabetização na idade certa mais do que nunca é um direito fundamental da criança de até oito anos de idade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização, Criança, Desenvolvimento, Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA COMO PRÉ-REQUISITO PARA UMA FORMAÇÃO ADEQUADA DO ALUNO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons