
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Ferraz, Solrac Gigante | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Meira, Rodrigo Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-05T17:39:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-05T17:39:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/380 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Direito ao tratamento de crianças com síndromes epilépticas refratárias desafios e oportunidades no acesso ao Canabidiol | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744018 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A utilização do canabidiol em crianças com síndromes epilépticas refratárias é um tema que tem gerado debates acalorados na comunidade médica e jurídica. Embora o canabidiol seja uma substância encontrada na planta da maconha, seu uso para fins medicinais têm sido estudado e aprovado em diversos países, inclusive no Brasil. Entretanto, apesar de sua eficácia comprovada no tratamento de algumas doenças, o acesso a esse tratamento ainda é um desafio para muitas famílias, que enfrentam barreiras burocráticas e legais para conseguir a medicação. Diante disso, questiona-se qual o impacto das barreiras burocráticas e legais na utilização do canabidiol em crianças com síndromes epilépticas refratárias, e como garantir o direito de acesso a esse tratamento de forma segura e efi caz. A hipótese primária é que a utilização do canabidiol em crianças com síndromes epilépticas refratárias é eficaz e pode proporcionar uma melhoria significativa na qualidade de vida desses pacientes. O objetivo geral deste artigo é analisar os desafios e oportunidades no acesso ao tratamento com canabidiol em crianças com síndromes epilépticas refratárias. Percebeu-se que as barreiras burocráticas e legais na utilização do canabidiol em crianças com síndromes epilépticas refratárias têm um impacto significativo, dificultando o acesso a esse tratamento. Isso pode resultar em atrasos no início do tratamento, privação dos benefícios terapêuticos do canabidiol e aumento do sofrimento dessas crianças e suas famílias. Além disso, é fundamental promover a conscientização e o treinamento dos profissionais de saúde sobre os benefícios e riscos do canabidiol, para que possam tomar decisões informadas e embasadas na prescrição desse tratamento. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | canabidiol, síndromes epilépticas refratárias, acesso ao tratamento | pt_BR |
| Título: dc.title | Direito ao tratamento de crianças com síndromes epilépticas refratárias desafios e oportunidades no acesso ao Canabidiol | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons