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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UFRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cabreira, Christiano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-05T14:14:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-05T14:14:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://sites.google.com/view/sangueeoleo/introdu%C3%A7%C3%A3o | - |
identificador: dc.identifier.other | Webquest Sangue e Oleo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744000 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com o avanço das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e a disseminação do acesso a internet, abrem-se novas oportunidades para potencializar situações em que os professores e os alunos possam pesquisar, discutir, construir e reconstruir o conhecimento de forma individual ou coletiva. A WebQuest é uma metodologia que se caracteriza por ser um instrumento de pesquisa orientado, conduzido pelo professor em um ambiente guiado de aprendizagem virtual, compreendendo uma série de atividades didáticas que aproveitam as informações do mundo virtual para gerar novos conhecimentos. Analisando o rendimento dos participantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é possível observar uma diminuição progressiva do rendimento na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Além disso, dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (BRASIL, 2020) indicam um percentual de acerto de apenas 11,17% nas questões sobre genética. Diante deste cenário, faz-se necessário a criação e o desenvolvimento de produtos e métodos com propostas que possibilitem diferentes abordagens para o ensino da genética, aos estudantes do Ensino Médio. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta a importância da utilização da abordagem investigativa buscando colocar o aluno como protagonista no processo de aprendizagem. Nesta perspectiva, este trabalho visa o desenvolvimento de uma página da internet utilizando a metodologia de WebQuest, para o estudo da hereditariedade e construção de heredogramas. A homepage foi modelada em HyperText Markup Language (HTML 5), para dar suporte aos recursos midiáticos oferecidos, o produto final foi apresentado a duas professoras que lecionam Biologia que estabeleceram algumas opiniões sobre ele e as dificuldades no ensino da disciplina. As atividades elencadas visam promover a uma aprendizagem com foco investigativo, mediado pelo professor. Tendo em vista que as TICs estão, cada vez mais, sendo indicadas nos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos escolares, buscamos proporcionar a aquisição de conhecimentos de forma lúdica, divertida e com enfoque na realidade dos estudantes. Temos como objetivos específicos: i) levantar bibliografias que abordam atividades de ensino e aprendizagem com WebQuests; ii) construir uma WebQuest que aborda conteúdos de genética (hereditariedade e heredograma) para estudantes do Ensino Médio; iii) analisar a recepção de nosso material por docentes que lecionam Biologia no Ensino Médio; e iv) ressaltar a usuabilidade da WebQuest para os processos de ensino e aprendizagem de Biologia à estudantes do Ensino Médio. As entrevistas semiestruturadas com duas professoras de Biologia nos possibilitou compreender a importância do uso das novas tecnologias nos processos educativos e, ao mesmo tempo, nos trazem reflexões sobre os empecilhos nos quais essa adoção se encontra, sobretudo nas escolas públicas. Acreditamos que a construção de um material que traga situações do cotidiano, com teor investigativo e articulado às TICs, pode auxiliar na melhoria do ensino, impactando no desempenho desses estudantes nas provas do ENEM. Ressaltamos que a WebQuest produzida ficará disponível para que os professores possam utilizá-la em suas aulas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 88265 bytes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | html | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Webquest; ensino de biologia; ensino de genética | pt_BR |
Título: dc.title | WebQuest Sangue e Oleo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | áudio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | animação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Biologia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
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