Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Liliane Machado Vieira da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kuperman, Esther | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-05T12:57:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-05T12:57:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional relacionado à dissertação "Educação para a paz e valores humanos: oficinas pedagógicas críticas, com docentes da Educação Infantil, por uma cultura de não violência na convivência escolar". Disponível em - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=14716869 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743999 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é parte resultante de uma pesquisa de mestrado, denominada “EDUCAÇÃO PARA A PAZ E VALORES HUMANOS: oficinas pedagógicas críticas, com docentes da Educação Infantil, por uma cultura de não violência na convivência escolar”, realizada pelo programa de Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica do Colégio Pedro II - RJ. A partir desta pesquisa, foi desenvolvido um curso de extensão, de forma remota, com docentes que atuam na Educação Infantil das redes pública e/ou privada de ensino do Estado do Rio de Janeiro, que resultou na elaboração deste E-book. Este material constitui-se em um produto educacional que busca contribuir com conceitos e reflexões sobre a temática da Educação para a Paz, tendo como referenciais teóricos: Salles Filho (2019), Guimarães (2011), Castro (2012), Freire (2006), Jares (2002, 2007, 2008) entre outros. Neste E-book também são apresentadas algumas propostas de práticas pedagógicas que fazem parte de uma construção coletiva realizada pelos participantes. Este curso contribuiu para a formação continuada docente e a construção de novos conhecimentos acerca da temática estudada. Espera-se que este material sirva como guia para educadores desenvolverem ações pedagógicas críticas, trabalhando temáticas sob a perspectiva de uma Educação para a Paz na Educação Infantil, em concordância com a lei n.º 13.663/2018. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação – finalidades e objetivos. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura de paz | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Convivência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental – estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
Título: dc.title | Reflexões e práticas de educação para a paz na educação infantil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LILIANECOSTA2023PRODEDUC.pdf | 2,67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743999/2/LILIANECOSTA2023PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons