Reflexões e práticas de educação para a paz na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Liliane Machado Vieira da-
Autor(es): dc.contributor.authorKuperman, Esther-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-05T12:57:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-05T12:57:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional relacionado à dissertação "Educação para a paz e valores humanos: oficinas pedagógicas críticas, com docentes da Educação Infantil, por uma cultura de não violência na convivência escolar". Disponível em - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=14716869pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743999-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é parte resultante de uma pesquisa de mestrado, denominada “EDUCAÇÃO PARA A PAZ E VALORES HUMANOS: oficinas pedagógicas críticas, com docentes da Educação Infantil, por uma cultura de não violência na convivência escolar”, realizada pelo programa de Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica do Colégio Pedro II - RJ. A partir desta pesquisa, foi desenvolvido um curso de extensão, de forma remota, com docentes que atuam na Educação Infantil das redes pública e/ou privada de ensino do Estado do Rio de Janeiro, que resultou na elaboração deste E-book. Este material constitui-se em um produto educacional que busca contribuir com conceitos e reflexões sobre a temática da Educação para a Paz, tendo como referenciais teóricos: Salles Filho (2019), Guimarães (2011), Castro (2012), Freire (2006), Jares (2002, 2007, 2008) entre outros. Neste E-book também são apresentadas algumas propostas de práticas pedagógicas que fazem parte de uma construção coletiva realizada pelos participantes. Este curso contribuiu para a formação continuada docente e a construção de novos conhecimentos acerca da temática estudada. Espera-se que este material sirva como guia para educadores desenvolverem ações pedagógicas críticas, trabalhando temáticas sob a perspectiva de uma Educação para a Paz na Educação Infantil, em concordância com a lei n.º 13.663/2018.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação – finalidades e objetivos.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura de pazpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConvivênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamental – estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação docentept_BR
Título: dc.titleReflexões e práticas de educação para a paz na educação infantilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons