Literatura infantil afrorreferenciada: olho e me reconheço

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Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Anna Paula Bahia Pessanha-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Rogerio Mendes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-05T12:43:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-05T12:43:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional relacionado à dissertação "Literatura infantil e identidade negra nos anos iniciais: o protagonismo negro como ação afirmativa na construção da identidade racial e para uma educação antirracista". Disponível em - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=14600037pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743997-
Resumo: dc.description.abstractEste material foi elaborado em conjunto com a Dissertação de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica intitulada Literatura infantil e identidade negra nos anos iniciais: o protagonismo negro como ação afirmativa na construção da identidade racial e para uma educação antirracista, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. A pesquisa teve como objetivo analisar a construção de um Produto Educacional com professores que atuam em turmas dos anos iniciais, na rede pública e/ou privada de ensino no estado do Rio de Janeiro, que contribuísse para a construção da identidade racial de crianças negras e fosse capaz de fomentar reflexões acerca da educação para as relações étnico-raciais. A pesquisa surgiu da necessidade de se pensar ações pedagógicas que propiciem um olhar mais reflexivo sobre representatividade étnico-racial, permitindo que as crianças negras vivenciem um ambiente igualitário, de valorização e empoderamento, no qual sejam rompidos os referenciais eurocêntricos interiorizados com os quais elas se deparam inclusive nos livros de literatura infantil. Diante disso, foi desenvolvido o curso Literatura infantil e identidade negra nos anos iniciais: o protagonismo negro como ação afirmativa na construção da identidade racial e para uma educação antirracista, com o intuito de proporcionar aos docentes uma experiência de reflexão acerca de alguns aspectos relacionados à leitura literária em sala de aula, especialmente no que diz respeito à importância da utilização de livros com protagonismo e autoria negros e que abordem a temática da cultura afro-brasileira, bem como acerca da Lei nº10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes pública e privada da educação. A proposta do curso dialoga com a necessidade de formação continuada, indo de encontro aos apontamentos feitos por Gomes (2008), e de novas vertentes de leitura literária em sala de aula que caminhem na perspectiva de valorização da identidade racial negra. Assim, a partir das discussões realizadas no curso de extensão e da contribuição dos docentes que dele participaram, foram pensadas propostas de atividades para turmas do 1º ao 5º ano, como forma de materializar as reflexões sobre representatividade negra, empoderamento e racismo. Um agradecimento, portanto, a cada um dos que estiveram nessa jornada ao longo dos encontros. Espera-se que essas sugestões possam servir de inspiração para que muitas outras sejam criadas e realizadas em diferentes espaços escolares, num estímulo a diversos educadores para que ampliem sua prática, bem como fomentem a reflexão no que tange à relação entre leitura literária, o processo de construção afirmativa da identidade racial da criança negra e a transformação das relações étnico-raciais dentro da escola e para além dela. Ressalta-se, contudo, que não se objetiva que este material sirva de cartilha ou manual para educadores no desenvolvimento da temática em sala de aula. Mas, sim, que que desperte possibilidades para sua realização, ressignificando olhares e identidades raciais a partir de propostas que se adequem conforme a realidade do seu contexto. Para que os títulos selecionados e as atividades sugeridas atinjam os objetivos esperados, a mediação docente é fundamental. Serão seus conhecimentos, experiências e sensibilidade que as tornarão significativas para as crianças. Este é um convite para que você embarque nesse trabalho com o protagonismo negro como ação afirmativa na construção da identidade racial e para uma educação antirracista, desfrutando dos conhecimentos teórico-práticos, bem como ampliando e aplicando as discussões aqui presentes nos mais diversos ambientes de aprendizagem. [...] Acredito que compartilharmos práticas e experiências pedagógicas é uma maneira de inspirarmos outros profissionais a também se desacomodarem e abraçarem a educação como prática da liberdade” (RAMOS, 2020, p. 51). Boa leitura e mãos na massa!pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciais - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade racialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento racial críticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação decolonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
Título: dc.titleLiteratura infantil afrorreferenciada: olho e me reconheçopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRelações étnico-raciaispt_BR
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