Manual para docentes: curso de contação de histórias: técnicas e recursos multimídia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMainenti, Aparecida Maria Peres-
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Jorge Luiz Marques de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-05T14:28:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-05T14:28:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional relacionado à dissertação "Contação de histórias: um caminho para aprimorar o letramento literário". Disponível em - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=14754457pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743993-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional construído classifica-se como Manual para Docentes - Curso de Contação de Histórias, em ambiente virtual, destinado a capacitar professores quanto às técnicas e práticas pedagógicas de Contação de Histórias de obras da literatura infantil brasileira. Explora um variado repertório, com vistas ao enriquecimento do letramento literário, com apoio de recursos multimídia, vinculando-os às abordagens pedagógicas que busquem o aperfeiçoamento da capacidade leitora, interpretativa e escritora do público infantil. A estratégia pedagógica utilizada para a realização do Curso de Contação de Histórias foi inspirada nas concepções de Rildo Cosson sobre Círculos de Leitura. Tem como objetivo orientar, conduzir os trabalhos de preparação (seleção de obras nacionais de literatura infantil e identificação de recursos digitais e de técnicas de Contação de Histórias), e de execução da atividade de Contação de Histórias com a inserção desses elementos. A estrutura básica do Curso de Contação de Histórias está apoiada em 4 (quatro) módulos, nos quais são apresentados os temas relativos aos seguintes conceitos: Literatura Infantil, Contação de Histórias, Técnicas e Práticas Pedagógicas e Multiletramento. Por meio dos trabalhos desenvolvidos no Curso de Extensão promovido sob a chancela do Colégio Pedro II, concluiu-se que seus participantes foram capazes de reproduzir e criar estratégias de letramento, proporcionando aos seus alunos oportunidades diferenciadas de experimentação prazerosa da leitura literária.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura – estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento literáriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArte de contar histórias.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMultiletramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamental – Estudo e ensinopt_BR
Título: dc.titleManual para docentes: curso de contação de histórias: técnicas e recursos multimídiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLiteraturapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons