Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moura, Cassiane Gama Cruz de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mattos, Francisco Roberto Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-05T13:21:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-05T13:21:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional relacionado à dissertação "Altas habilidades ou superdotação na formação docente: contribuições de um curso de formação continuada para professores em AHSD no Colégio Pedro II". Disponível em - | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743991 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado de uma pesquisa de mestrado denominada “Altas Habilidades ou Superdotação na formação docente: perspectivas de professores participantes de um curso de formação em Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD) no Colégio Pedro II. A pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC) do Colégio Pedro II e teve como objetivo, oferecer um curso para professores internos e externos à Instituição, com abordagem acerca da conceituação das AHSD, identificação e atendimento educacional de estudantes com AHSD. O curso foi ministrado de forma virtual, com aulas síncronas e atividades assíncronas realizadas por meio da plataforma Moodle. A pesquisa teve cunho qualitativo e quantitativo e a construção e aplicação do produto ocorreram com a participação dos sujeitos, caracterizando-se como uma Pesquisa de Design Educacional. Os dados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e encontram-se na dissertação. Este material apresenta sinteticamente o referencial teórico utilizado para a construção do curso de formação (RENZULLI, 1982, 1990; GARDNER, 1995; WINNER, 1999; ALENCAR, 2001; PEREZ, 2003; DELOU, 2007; VIRGOLIM, 2014, 2019), relata sua aplicação e apresenta elementos como sua ementa, seu processo de elaboração, materiais complementares utilizados e organização das aulas. Sua construção e divulgação tem por objetivo estimular a reaplicação do curso por outros professores e pesquisadores, além de sugerir caminhos para o seu aprimoramento e adaptação aos mais diferentes contextos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Superdotados | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
Título: dc.title | Altas habilidades ou superdotação: identificação e atendimento escolar: (in)formação para professores | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação especial | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CASSIANEMOURA2024PRODEDUC.pdf | 3,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743991/2/CASSIANEMOURA2024PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons