Altas habilidades ou superdotação: identificação e atendimento escolar: (in)formação para professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoura, Cassiane Gama Cruz de-
Autor(es): dc.contributor.authorMattos, Francisco Roberto Pinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-05T13:21:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-05T13:21:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional relacionado à dissertação "Altas habilidades ou superdotação na formação docente: contribuições de um curso de formação continuada para professores em AHSD no Colégio Pedro II". Disponível em -pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743991-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado de uma pesquisa de mestrado denominada “Altas Habilidades ou Superdotação na formação docente: perspectivas de professores participantes de um curso de formação em Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD) no Colégio Pedro II. A pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC) do Colégio Pedro II e teve como objetivo, oferecer um curso para professores internos e externos à Instituição, com abordagem acerca da conceituação das AHSD, identificação e atendimento educacional de estudantes com AHSD. O curso foi ministrado de forma virtual, com aulas síncronas e atividades assíncronas realizadas por meio da plataforma Moodle. A pesquisa teve cunho qualitativo e quantitativo e a construção e aplicação do produto ocorreram com a participação dos sujeitos, caracterizando-se como uma Pesquisa de Design Educacional. Os dados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e encontram-se na dissertação. Este material apresenta sinteticamente o referencial teórico utilizado para a construção do curso de formação (RENZULLI, 1982, 1990; GARDNER, 1995; WINNER, 1999; ALENCAR, 2001; PEREZ, 2003; DELOU, 2007; VIRGOLIM, 2014, 2019), relata sua aplicação e apresenta elementos como sua ementa, seu processo de elaboração, materiais complementares utilizados e organização das aulas. Sua construção e divulgação tem por objetivo estimular a reaplicação do curso por outros professores e pesquisadores, além de sugerir caminhos para o seu aprimoramento e adaptação aos mais diferentes contextos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotadospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Título: dc.titleAltas habilidades ou superdotação: identificação e atendimento escolar: (in)formação para professorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação especialpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons