
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Benjamin, Thainara Araki | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Christine Sertã | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-05T13:19:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-05T13:19:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional relacionado à dissertação "Educação financeira no ensino fundamental: uma abordagem crítica e significativa". Disponível em - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=14712640 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743990 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional foi gerado a partir da dissertação de mestrado intitulada Educação Financeira no ensino fundamental: uma abordagem crítica e significativa. O produto é um livro digital de atividades, destinados a professores do ensino fundamental II. O seu referencial teórico é embasado nas concepções de Paulo Freire para a educação, bem como as ideias da Educação Matemática Crítica e da Aprendizagem Significativa. O objetivo deste material é introduzir conceitos sobre a Educação Financeira por meio de atividades que desenvolvam conceitos matemáticos como: números decimais, porcentagem, gráficos e juros simples. Ele é composto por quatro unidades temáticas, de acordo com os conceitos apresentados. Cada unidade é iniciada por uma narrativa autoral protagonizada por diferentes personagens. Esses personagens foram criados com características distintas com a finalidade de obter cenários heterogêneos. Além disso, buscou-se aproximar as histórias de situações presentes no nosso cotidiano. Em cada conceito utilizamos ferramentas do cotidiano no intuito de promover uma aprendizagem mais crítica, reflexiva e autônoma. São eles: encartes de supermercados, boletos bancários, gráficos de jornais e cupom fiscal. Todas as atividades apresentam sugestões com o passo a passo para suas execuções. Algumas atividades estão prontas para serem utilizadas diretamente com os alunos no próprio material. Buscamos disponibilizar links de vídeos, sites e outros mecanismos para uma maior interação, visto que se trata de um livro digital. Esperamos que esse produto educacional possa contribuir para uma aprendizagem matemática mais crítica e reflexiva. Almejamos que outros professores possam utilizar esse material em suas salas de aula adaptando-o às suas necessidades e, finalmente, torcemos para que esse trabalho seja semente e possibilite novas pesquisas sobre a temática. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática (ensino fundamental) - estudo e ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática crítica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria da aprendizagem significativa | pt_BR |
| Título: dc.title | Educação financeira, para quê?: propostas de atividades para o ensino fundamenta | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| THAINARABENJAMIN2023PRODEDUC.pdf | 3,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743990/2/THAINARABENJAMIN2023PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons