Educação financeira, para quê?: propostas de atividades para o ensino fundamenta

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBenjamin, Thainara Araki-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Christine Sertã-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-05T13:19:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-05T13:19:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional relacionado à dissertação "Educação financeira no ensino fundamental: uma abordagem crítica e significativa". Disponível em - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=14712640pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743990-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto educacional foi gerado a partir da dissertação de mestrado intitulada Educação Financeira no ensino fundamental: uma abordagem crítica e significativa. O produto é um livro digital de atividades, destinados a professores do ensino fundamental II. O seu referencial teórico é embasado nas concepções de Paulo Freire para a educação, bem como as ideias da Educação Matemática Crítica e da Aprendizagem Significativa. O objetivo deste material é introduzir conceitos sobre a Educação Financeira por meio de atividades que desenvolvam conceitos matemáticos como: números decimais, porcentagem, gráficos e juros simples. Ele é composto por quatro unidades temáticas, de acordo com os conceitos apresentados. Cada unidade é iniciada por uma narrativa autoral protagonizada por diferentes personagens. Esses personagens foram criados com características distintas com a finalidade de obter cenários heterogêneos. Além disso, buscou-se aproximar as histórias de situações presentes no nosso cotidiano. Em cada conceito utilizamos ferramentas do cotidiano no intuito de promover uma aprendizagem mais crítica, reflexiva e autônoma. São eles: encartes de supermercados, boletos bancários, gráficos de jornais e cupom fiscal. Todas as atividades apresentam sugestões com o passo a passo para suas execuções. Algumas atividades estão prontas para serem utilizadas diretamente com os alunos no próprio material. Buscamos disponibilizar links de vídeos, sites e outros mecanismos para uma maior interação, visto que se trata de um livro digital. Esperamos que esse produto educacional possa contribuir para uma aprendizagem matemática mais crítica e reflexiva. Almejamos que outros professores possam utilizar esse material em suas salas de aula adaptando-o às suas necessidades e, finalmente, torcemos para que esse trabalho seja semente e possibilite novas pesquisas sobre a temática.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (ensino fundamental) - estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemática críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da aprendizagem significativapt_BR
Título: dc.titleEducação financeira, para quê?: propostas de atividades para o ensino fundamentapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
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